Em entrevista à Rádio Comunicativa FM, o Secretário de Cultura da Cidade de Hortolândia SP, confirmou que a cidade de Hortolândia não terá mais rodeios. A decisão é do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atendeu à Representação da ONG Amor de Bicho Não Tem Preço (ABNTP), protocolada em janeiro de 2014, a qual denunciava o total descumprimento do Decreto Estadual 40.400/1995, que proibi rodeios e similares, em perímetros urbanos em todo o Estado de São Paulo, o que é o caso da cidade de Hortolândia que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um município 100% urbano.

Em seu despacho o Promotor de Justiça manda que a Prefeitura proíba imediatamente qualquer tipo de rodeios e congeneres, usando inclusive de força policial para que a legislação seja respeitada, sob pena de improbidade administrativa face ao prefeito Antonio Meira.

No mês de dezembro de 2014, ocorreu uma reunião onde participaram membros da ONG, o vereador de Campinas Paulo Bufalo, (o qual também reforçou a denúncia da ONG com outra representação com os mesmos objetivos). Segundo o Secretário de Cultura do município, a data do aniversário da cidade que culminava com o rodeio, será comemorado com um show gospel, da cantora Cassiane.

Conselho de Proteção aos Animais de Hortolândia

A ONG Amor de Bicho Não Tem Preço, protocolou ainda no mês de agosto de 2014, uma nova representação junto ao Ministério Público, dessa vez com o objetivo de obrigar a prefeitura de Hortolândia a instalar definitivamente o Conselho de Proteção aos Animais na cidade, o qual era para ter sido implantado em 2012, mas até o momento não saiu do papel.

Segundo a presidenta da ONG Claudia de Carlí, as leis existem para serem cumpridas, a ONG já tinha obtido êxito quando da proibição do rodeio de Paulínia e abertura de inquéritos em outras várias cidades contra os rodeios.

É importante que mais ONG’s, ativistas, protetores, pessoas de bem, busquem a Justiça para barrar essa prática de crueldade. Disponibilizamos a representação que obteve êxito em Hortolândia, para que seja usada em outras cidades. Basta adaptá-la, modificando apenas o básico, como local, endereço e outros. A representação está disponível nesse link.

Foto: Da esquerda para a direita: Vereador Paulo Bufalo, Cláudia Carli (Presidenta da ONG), Carla Carli (Diretora da ONG), Paulinho Olivieri e Hélio Martins. Em frente ao Fórum de Hortolândia logo após reunião com o Promotor, onde além da questão do rodeio, foi ainda cobrada a implantação do Conselho de Proteção aos Animais na cidade.

Essa publicação é a primeira do “Espaço das ONGs”, destinada exclusivamente para divulgação de trabalhos de ONGs de defesa dos direitos animais de todo o Brasil. Seu conteúdo é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do site.

Comentários

  1. Atuação digna de aplausos, passei quase 3 horas lendo a representação da ONG, esta impecável, a argumentação esta tão perfeita que é impossivel haver outro desfeicho, vou inclusive levar copia para meus alunos no curso de direito, redação simplesmente impecável.

  2. Me polpe dessa palhaçada, varias outras cidades com areas urbanas tem rodeio e a porra da cidade de Hortolandia do nada não vai ter?? TNC mesmo!

  3. ainda acham certo ter rodeio depois do que houve ano passado??? Lastimável isso… não só matou os pobres cavalos como poderia ter matado pessoas.. ou poderia ter sido pior…. E sem contar que é um gasto a menos nos cofres da prefeitura e no nosso bolso tbm.

  4. Daiane com esse amparo legal conquistado em Hortolândia, dificilmente ocorrerá rodeios em qualquer outra cidade do estado de SP, o decreto é claro proibido em todo o estado

  5. Boa noite!

    Poderia por gentileza me enviar uma cópia?
    Quero acionar o MP-MG para agir contra os rodeios em MG.

    Obrigado.

  6. O decreto estadual é claro, mas infelizmente os municípios não o respeitam, em virtude da competência legislativa sobre direito ambiental ser concorrente. Além disso, o Judiciário e o Ministério Público não agem de forma efetiva para que essas práticas não mais ocorram! Por favor, gostaria de entrar em contato com a ONG para saber melhor como se deu as tratativas com a Prefeitura de Hortolândia. Não houve ação judicial? Sou advogada, meu e-mail é nunesmachado.julia@gmail.com

  7. Pelo que entendi e se encontra a manifestação do MP no site da ONG, por se tratar de uma atividade que já é proibida desde 1995, o Promotor de Justiça da cidade oficializou o Prefeito sobre a Proibição, Ao meu entender, o despacho do Ministério Publico do Estado de SP naquela cidade, elimina qualquer outro evento do tipo dentro do Estado Paulista, A nobre colega concorda ? Abracos e Parabens por se interessar por uma causa tão nobre

  8. nossa alguém deixa de ver uma novela ou um filme porque o ator ou a atriz ja morreu , oq aconteceu foi lamentável sim foi uma coisa horrível foi uma coisa que não era para acontecer mais a população não teve culpa com o acontecido não tem q punir a organização do evento não os frequentadores do evento tinha que ter sim o evento mais com uma fiscalização serrada em cima pois a cidade de Hortolândia ja não tem nada de lazer para o povo e o que tem eles tira não quer ter animais no evento que ponha-o só os show com musicas .só não podemos ser prejudicados pelos erros dos outros

  9. quem foi o inultio que teve a ideia de tirar o rodeio de hortolandia ja nao tem nada pros moradores daqui ai vem com essa q nao vai ter mais o rodeio vai prende ladrao arruma uma casa pra pessoas q nao tem onde morar vai faze uma coiza q tenha q se feito nao tirar as coizas da populaçao bando de lixo e isso q vcs sao pokas das ideia com vcs !!!!!!

  10. Acho isso uma injustiça com a população, pois hortolandia não tem nem um tipo de lazer e a única coisa que tem resolvem tirar. Claro que foi uma lástima o que aconteceu, mas ninguém teve culpa ! Teriam que pensar melhor , pois nos pagamos imposto e tudo mas, pra que tirem o único lazer decente que a cidade tem !

  11. Para estas pessoas que são a favor do rodeio: COLOQUEM UMA SELA E DEIXEM QUE O PEÃO SUBA EM VOCÊS. BANDO DE INSENSÍVEIS E SEM AMOR PELOS ANIMAIS. AÍ SENTIRÃO O QUE OS ANIMAIS SENTEM.

  12. Mas é um Fake atras de outro, paga impostos pelo lazer e depois paga R$100,00 para entrar , mas é tonto mesmo em peão seu IP ta marcado, todos os comentarios favoraveis ao Rodeio tem o mesmo IP

  13. Adorei… rodeios só divertem os idiotas. Coloquem o touro nas costas dos peões e aí sim mostrarão que são machos, fortes e competentes. Se não tem diversão em Hortolândia procurem em outras cidades. Existem ambientes próprios para diversão, rodeio é só sofrimento para os anímais.
    .

  14. Você quer rodeio ?? então seja você a vaca, que amarrem as suas tetas para você pular com um peão em cima! PS. SE VC QUER DAR ARRUMAR HOMEM E COISA IGUAL NÃO PRECISA IR AO RODEIO VOU TE DAR UMA DICA DE "AMIGA" ANDE UM POUCO MAIS VÁ A CAMPINAS O BAIRRO CHAMA-SE ITATINGA -> SERÁ COMO UM SONHO PARA VC ALÉM DE ARRUMAR HOMEM FÁCIL VC PODERÁ COBRAR PELO QUE VC DER PARA ELE NÃO PRECISA IR AO RODEIO PATROCINAR SOFRIMENTO ALHEIO SUA SEM NOÇÃO !

  15. Cobrem dos órgãos da Secretaria de cultura eventos como teatro, festas, etc.. que não necessitem a tortura dos animais. Ou continuem com o evento, levem cantores sertanejos e touros mecânicos.