Para entender o comportamento dos bichos, um estudo observou mais de 70 cachorros e suas mais de 7 mil idas ao banheiro em um período de dois anos.

Um grupo de pesquisadores checos e alemães acompanhou cada animal, tomando nota de tudo que eles faziam, em que horário e como era o ambiente ao seu redor.

No final do estudo, ao comparar todos os dados, os pesquisadores notaram que os cães têm uma preferência por alinhar seu corpos com o eixo magnético da Terra na hora de defecar ou urinar, virando para o norte ou para o sul.

Mas isso só acontece nos momentos do dia em que o campo magnético da Terra está “calmo”, o que equivale a 20% do período com luz solar. Segundo a Dra. Sabine Begall, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, os cães são animais “magnetossensíveis e podem ser perturbados pela mais leve mudança no campo magnético da Terra”.

Por Alexandre Ottoni e Deive Pazos / Animal Planet BR