Uma contenção tem três propósitos principais. Em primeiro lugar, ela protege você de ser mordido ou arranhado por seu animal ferido enquanto administra os primeiros socorros. Em segundo lugar, restringindo os movimentos de seu animal, você impede que ele torne o machucado pior. Finalmente, a contenção o mantém em um mesmo lugar, permitindo que o ferimento possa ser examinado e tratado.

Até mesmo  o cão ou o gato mais gentil e amoroso morderá como reflexo quando estiver machucado. Mordaças comerciais estão disponíveis em qualquer Pet Shop, para todos os tamanhos e formas de focinhos de cães e gatos. Mas se você não tiver uma mordaça comercial à mão, você poderá fazer uma.

gatos e cachorros de focinhos curtos, como os pugs, são um desafio, por que não há focinho suficiente para ser amarrado. Para esses animais, uma das melhores mordaças é uma fronha. Coloque-a na cabeça de seu animal e prenda-a em torno de seu pescoço. O tecido mantém seus dentes juntos,e geralmente, os animais param de se debater quando não conseguem ver o que acontece.

Você pode puxar a fronha para baixo o tanto quanto for necessário para contem suas patas dianteiras e suas unhas. Alguns tratamentos, como imersão em água fria, podem ser feitos diretamente através da fronha.

Cães com focinhos largos são muito mais fáceis de amordaçar. Você pode usar um pedaço comprido de tecido, de uma gravata ou uma tira de gaze a uma perna de meia-calça, ou mesmo uma guia extra.

Enrole o material em volta do focinho de seu animal e amarre-o com um nó simples no topo do focinho. Depois, puxe as duas pontas para baixo, soba mandíbula e faça outro nó. Finalmente, puxe as pontas para trás da base do pescoço e amarre-as em um laço ou nó.

A mordaça manterá as mandíbulas fechadas, de forma que ele não consiga morder.