Você está pensando em adotar um bichinho, mas ainda não decidiu qual? Gosta de cachorros, mas os gatos seduzem você de um jeito especial?

Nesta lista de atributos de cães e gatos, você pode tirar suas dúvidas e descobrir com qual dos dois você se identifica mais.

1.Treinamento: Diferentemente dos gatos, os cães podem ser treinados com certa facilidade e rapidez para obedecer a ordens básicas, como “vem” ou “senta”. Os gatos não gostam de receber ordens.

2.Necessidades: Para compensar, os gatos aprendem em questão de minutos onde fazer suas necessidades e reconhecem a caixinha sanitária com facilidade, por instinto. Já os cães precisam sair de casa para fazer suas necessidades e precisam de mais atenção e paciência.

3.Sociabilização: Os cães são animais sociais. Gostam de andar em grupo, e em estado selvagem, formam matilhas. Já os gatos tendem a ser mais solitários e territoriais. Estão mais interessados em defender seu espaço que em fazer amigos, mas podem desenvolver um vínculo bastante forte com seu dono ou com quem os alimenta.

4.Habilidades: Os cães são caçadores terrestres e o fazem em grupo. Os gatos, por sua vez, podem saltar, escalar e fazer manobras arriscadas para conseguir o que querem. Os gatos são mais hábeis que os cães e podem escapar de uma ameaça com mais facilidade.

5. Alimentação: Apesar de se a carne ser a principal fonte de alimento dos cães, eles podem sobreviver de plantas, grãos e legumes, se necessário. Já os gatos são totalmente carnívoros e não conseguem sobreviver se não consumirem este alimento de alguma forma. Se a comida escasseia, os cães conseguem enfrentar a fome por mais tempo. Já os gatos sobrevivem poucos dias sem alimento.

6. Caça: Os cães são caçadores de longa distância, podem correr até cansar (e cansar sua presa). Os gatos preferem as emboscadas e as corridas curtas. Do contrário, podem se entediar.

7. Unhas: Os gatos são famosos por suas unhas e adoram afiá-las. Além disso, elas são retráteis para que possam usá-las com mais discrição. As unhas dos cães estão sempre à vista e se desgastam naturalmente pelo contato com o solo.

8. Memória: A de um cão dura só cinco minutos, enquanto os gatos conseguem se lembrar de momentos ocorridos há até 16 horas.

9. Independência: Como animais de companhia, os gatos tendem a ser mais independentes, autossuficientes e exigem um investimento de tempo menor. Sabem ser companheiros, mas podem ser um tanto distantes. Os cães precisam de mais cuidados e atenção, e ficam frustrados quando passam muito tempo sozinhos.

10. Expectativa de vida: É similar em ambos casos. No entanto, alguns cães podem viver até 35 anos.

11. Higiene: Os gatos podem viver sem banho, já que costumam se limpar sozinhos. Já os cães precisam de um bom banho regularmente.

12. Adaptabilidade: Um gato pode viver praticamente em qualquer espaço, grande ou pequeno. Os cães, dependendo da raça, precisam de mais espaço e atenção.

13. Proteção: Como recompensa pelos cuidados, um bom cachorro costuma defender seu dono. Já um gato pode não se importar com outra coisa além de ter comida no prato.

14.Nível de atividade: Por último, os gatos gostam de dormir entre 16 e 20 horas por dia, enquanto a maioria dos cães é bastante ativa.

Depois de ler essas características, qual dos dois você escolheria?

Fonte: Animal Planet