Foto: Mercury Press & Media

Foto: Mercury Press & Media

Esta poderia ser uma linda imagem, não fosse o fato dos gorilas nela estarem em cativeiro, privados da liberdade tão fundamental à sua espécie.

As fotos mostram uma competição acirrada por cenouras entre dois gorilas das planícies. Eles infelizmente vivem no zoológico de Paignton na Inglaterra.

Possuidores de um senso de comunidade muito grande, os primatas vivem em hierarquias familiares, desta forma o ambiente artificial interfere diretamente em sua convivência, privando-os da presença e interação com demais membros de sua espécie.

As imagens capturam momentos raros em que dois enormes gorilas discutem sobre a comida, com um “implorando” ao outro para entregar uma das duas cenouras que ele conseguiu na semana passada.

As fotografias foram tiradas por um visitante do zoológico, e mostram o macho alfa N’Dowe caminhando até o macho Kivu (menos dominante) e estendendo a mão como se esperasse que o alimento lhe fossem entregue.

Eles então parecem ter uma “troca” de argumentos antes de um contrariado N’Dowe, que ocupa a posição mais alta na hierarquia do grupo, ser forçado a recuar.

O fotógrafo, que pediu para não ser identificado, disse: “Você pode ver N’Dowe andando em direção ao outro com uma aparência de malvado, se aproximando de Kivu e exigindo que ele entregue a cenoura que já havia coletado pra si”.

Foto: Mercury Press & Media

Foto: Mercury Press & Media

Kivu recua devagar, cautelosamente, mas se recusa a entregar as cenouras. Então, a julgar por sua expressão, N’Dowe parece bastante chateado, mas acabou se conformando com alguns tomates dados pelo funcionário do zoo, dessa forma não houve confronto físico”, disse o fotógrafo.

Os gorilas determinam um ranking de poder entre os mais fortes do grupo com N’Dowe geralmente ocupando a primeira posição.

Na maioria dos casos, o que ocupa a posição mais baixa no ranking se submete àquele que ocupa a mais alta, mas nesta ocasião, ao contrário das expectativas, Kivu saiu vitorioso e não se submeteu a ninguém, guardando a cenoura para si.

Inteligentes e belos esses animais atualmente estão ameaçados de extinção. Segundo informações do WWF, a caça e as doenças adquiridas, são responsáveis pela queda de mais de 60% no número de gorilas nos últimos 20 a 25 anos. Especialistas afirmam que mesmo que todas as ameaças aos gorilas das planícies fossem removidas, os cientistas calculam que a população precisaria de cerca de 75 anos para se recuperar.

Leia mais em: https://clubedosanimais.com.br/wp-content/uploads/2019/03/gorilas-interagem-entre-si-negociando-uma-cenoura-anda.br/2019/03/gorilas-interagem-entre-si-negociando-uma-cenoura/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.