Uma proposta intitulada “Missão Jaca” foi divulgada pelo governo do estado indiano de Meghalaya, no nordeste do país. O que se espera da iniciativa é que ela proporcione novas oportunidades de subsistência para aqueles que vivem em comunidades urbanas e rurais, usando o que é comumente considerado como “fruto do pobre”. A política ajudaria 82 mil agricultores a produzir carne de jaca, segundo o jornal The Hindi BusinessLine.

A jaca cresce abundantemente nas regiões selvagens do estado, particularmente na região de Garo Hills. Mas a maioria das frutas acabam sendo desperdiçadas, mesmo que atualmente ela esteja sendo mais bem-aceita pelo público, ao ser incorporada em refeições veganas, como substituto da carne.

“É um paradoxo que a Garo Hills desperdice 80% das frutas, embora as pessoas sofram com falta de nutrição e renda adequadas”, disse Vijay Mantri, magistrado do distrito de East Garo Hills, em entrevista ao portal indiano NDTV Food. É ainda mais paradoxal o desperdício pois a jaqueira, além de dar frutos nutritivos, também pode ser usada para madeira, combustível, forragem, fins medicinais e produtos industriais.

Existem quase um milhão de árvores em Meghalaya. O clima subtropical do estado o torna ideal para o cultivo de jaqueiras e uma oportunidade lucrativa para os moradores. “A criação de jaqueiras é a melhor alternativa para muitos desafios que a economia enfrenta hoje”, disse um cientista de horticultura anônimo.

O especialista observou que as árvores de jaqueiras requerem pouco ou nenhum cuidado em seus primeiros quatro anos, mas podem produzir frutos por algumas centenas de anos. Eles também são uma árvore perene, portanto, uma “Missão Jaca”, se bem-sucedida, pode fornecer uma renda estável nos próximos anos.

Como parte da iniciativa, o estado quer identificar variedades locais e tomar medidas para obter tecnologia agrícola. Também espera promover o cultivo de jacas em 2 mil hectares de terra, com o objetivo de ajudar 82 mil agricultores nos próximos cinco anos. Além da agricultura, o estado também se concentrará na pesquisa orientada pela demanda e no desenvolvimento de novos produtos, embalagens aprimoradas e novas instalações de armazenagem e vida útil.

Reprodução | Upton’s Naturals

Além disso, a Mission Jackfruit trabalhará com o governo central indiano para estabelecer centros de incubação em todo o estado que fornecerão treinamento, assistência técnica e instalações para empreendedores desenvolverem produtos de jaca.

Nas nações ocidentalizadas, a jaca está emergindo como um substituto vegano para a carne, devido à sua textura fibrosa semelhante ao frango, carne de porco e carne bovina extraídos. A fruta assume o sabor de molhos salgados e marinadas. A bem conhecida marca de hummus Sabra lançou um homus sazonal coberto com jaca defumada para churrasco e a popular cadeia de café Starbucks adicionou um wrap de jaqueira “puxado” para churrasco como uma opção vegana em locais do Reino Unido.

As empresas de alimentos também pretendem tornar o jaca mainstream. A empresa de alimentos veganos com sede em Chicago, Upton’s Naturals, construiu sua marca em jaqueiras prontas e empresas de alimentos de origem vegetal de propriedade de mulheres. A Jackfruit Company tem como objetivo mostrar aos consumidores como a fruta subtropical pode funcionar como um prato principal saudável.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/governo-indiano-oferece-subsidio-produtores-de-carne-de-jaca/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.