Foto: Pixabay

O Comitê de Médicos pela Medicina Responsável (PCRM, na sigla em inglês) é uma organização sem fins lucrativos formada por cerca de 12 mil médicos e liderada pelo Dr. Neal Barnard, um dos maiores nomes sobre estudos que relacionam dietas vegetarianas estritas e melhora da saúde.

Há anos o PCMR realiza protestos, conferências e palestras alertando a população e outros colegas de profissão sobre os perigos do consumo de alimentos de origem animal. Agora, a equipe de Barnard tem uma nova missão: convencer os departamentos de Agricultura (USDA) e Saúde e Serviços Humanos (HHS) a alterarem as Diretrizes Dietéticas de 2020-2025 informando que o consumo de produtos lácteos é altamente perigoso.

Barnard afirma que é irresponsável não alertar a população que a ingestão de leite e derivados possui riscos à saúde e pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e reações alérgicas relacionadas à intolerância à lactose. A diretriz atual afirma que “a maioria dos indivíduos nos Estados Unidos se beneficiaria com o aumento da ingestão de laticínios”.

No entanto, demonstra incoerência ao sugerir que a população evite gorduras saturadas devido a sua ligação com doenças cardíacas, não deixando claro que a principal fonte de gordura saturada na dieta norte-americana são os laticínios.

“É hora das Diretrizes Dietéticas serem transparentes sobre o perigo do consumo de produtos lácteos”, disse Susan Levin, Diretora de Educação Nutricional do PCMR. “O Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas não pode ignorar a evidência científica contra laticínios quando faz suas recomendações ao USDA e ao HHS”, completou.

Exemplo canadense

O guia alimentar de 2019 do Departamento de Saúde do Canadá fará algumas mudanças importantes em relação à versão de 2017, com produtos lácteos quase totalmente descartados e um foco maior em alimentos à base de vegetais. Queijos foram eliminados e água foi sugerida como bebida ideal no lugar do leite.

Leia mais em: https://clubedosanimais.com.br/wp-content/uploads/2019/03/grupo-de-12-mil-medicos-alerta-sobre-o-perigo-do-consumo-de-leite-anda.br/2019/03/grupo-de-12-mil-medicos-alerta-sobre-o-perigo-do-consumo-de-leite/.