Falamos muito sobre evitar sal e sódio, sobre como temperos e alimentos com sódio são ruins para um cãozinho que já recebe a quantidade adequada de sódio na ração balanceada. Mas também pode ocorrer o contrário e um cão sofrer de deficiência de sódio.

Nesse artigo explicamos mais sobre essa condição, sintomas, tratamentos e tiramos todas as dúvidas, vale salientar que a levar o cãozinho ao médico com urgência é o correto a se fazer nesse caso.

cão doente

Hiponatremia

Hiponatremia é o termo usado pelos médicos para designar a condição de deficiência de sódio no soro do sangue, significa que o cãozinho não está com a quantidade adequada de sódio no sangue.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre as doenças de pele mais comum nos cães

Isso pode significar que o cãozinho está com um defeito na capacidade de excretar água do rim, sim, é um problema sério, mas tem tratamento e o cãozinho pode ter uma vida tranquila e normal com os cuidados corretos tomados por um veterinário capacitado.

cão doente

Causas da Hiponatremia canina

Baixo nível de potássio, falha renal, diurese, o que significa o aumento de produção de urina pelo rim, gorduras excessivas no sangue, são todas causas da hiponatremia, a deficiência de sódio no sangue.

Sintomas da Hiponatremia

Letargia, um estado profundo de inconsciência, confusão, fraqueza, náuseas e vômitos, convulsões e em casos mais difíceis até o coma. Se seu cãozinho está se mostrando menos disposto para as atividades rotineiras, confuso e até fraco esses podem ser sinais de hiponatremia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre anemia em cães

cão doente

Mas também podem ser sinais de outras condições ou doenças, portanto, o correto é jamais tentar medicar seu cão em casa e sim buscar a ajuda de um médico veterinário capacitado para diagnosticar e tratar o problema.

Diagnóstico da Hiponatremia

Por ser uma condição associada as taxas sanguíneas e de urina, será necessário realizar alguns exames, um hemograma completo e exame de urina podem ser suficientes para diagnosticar a baixa concentração de sódio.

O veterinário pode precisar também testar a osmolalidade sérica da urina do cão, para indicar a capacidade dos rins de excretar água, o exame de urina e a osmolalidade podem indicar se há baixo volume de circulação de sódio.

cão com veterinário

Tratamento para a Hiponatremia em cães

O veterinário vai precisar primeiro diagnosticar a gravidade da hiponatremia, o tratamento costuma ser mais lento, pois repor muito rapidamente os níveis de sódio poderiam trazer males ainda piores que a hiponatremia em si.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 10 sinais que seu cão está estressado

O tratamento consiste geralmente em tratar a causa e aumentar a concentração de sódio no sangue aos poucos, se for necessário. O veterinário pode receitar o uso de diuréticos, que reduzem os fluídos. Tudo vai depender da causa e gravidade de cada caso, portanto jamais resolva cuidar do seu cão em casa, o artigo é apenas informativo, o tratamento deve ser feito por um veterinário capacitado de sua confiança.

cão com veterinário

Dicas

Manter uma rotina organizada de alimentação e atividades vai te ajudar a notar qualquer sintoma no seu cão, dessa condição e de qualquer outra doença, será possível notar se seu cãozinho está com demonstrando cansaço, fraqueza, desânimo com atividades que sempre o animaram, e outros sintomas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão da melhor forma 

É recomendado realizar um check up nos cães ao menos uma vez por ano, se puder fazer a cada 6 meses melhor ainda. Assim, você pode diagnosticar qualquer condição, doença ou algo que possa vir a se tornar um problem


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/hiponatremia-saiba-tudo-sobre-deficiencia-de-sodio-em-caes/.