Uma baleia jubarte que ficou presa por uma boia foi resgatada por um pescador, que pulou nas costas gigantes do animal para libertá-lo.

Pescador pula no mar e consegue alcançar as costas de baleia presa para ajudá-la (Foto: Daily Mail Online)

A tripulação avistou a baleia a meia milha de distância e, sem ter certeza do que era a princípio, se aproximou do local.

“Estávamos chegando da pescaria e vimos uma boia branca, que estava enrolada na cauda da baleia”, disse um dos tripulantes do barco, Nicholas. “Ela estava na superfície da água, tentando se soltar”.

Os tripulantes, então, tentaram a todo custo ajudar o animal. Eles levaram uma hora e meia para cortarem a corda da boia, entretanto, a baleia ainda ficou enrolada por ela.

“A corda ainda estava presa na baleia, e o tempo todo, ela nadava em pequenos círculos no sentido anti-horário”, disse Nicholas.

Eles chamaram a guarda costeira e esperaram por duas horas, entretanto, esta disse ao telefone que não havia nada que pudessem fazer. Sem sucesso, a tripulação decidiu fazer mais uma aproximação.

“Foi quando decidimos colocar Sam na água”, disse ele.

O pescador Sam tentou pular até o animal duas vezes, mas a baleia continuava mergulhando sob a água a cada tentativa. O vídeo começa um pouco antes da terceira tentativa.

Enquanto Sam luta para se equilibrar nas costas da baleia, o animal quase colide com o barco. “Ele pulou para dentro e foi capaz de engatinhar pelas suas costas”, disse Nicholas.

A baleia aparentemente entendeu que eles estavam tentando salvá-la e se acalmou, permitindo que Sam cortasse a corda com uma faca. Assim, após um resgate árduo de três horas, a baleia nadou livre.

“Isso vai parecer super maluco, mas quando a guarda costeira nos disse que não havia mais nada que pudéssemos fazer e que apenas deixássemos o animal se virar, eu aumentava o volume muito alto no rádio VHF e gritava com a baleia”, disse Nicholas.

“Eu falei para ela ouvir, que ninguém mais estava vindo para ajudá-la. Nós eramos sua única esperança, e que era melhor ele ficar quieta e nos deixar fazer isso, ou então ela iria morrer. E isso vai soar super louco, mas ela fez exatamente o que eu pedi”.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/11/homem-pula-nas-costas-de-baleia-presa-em-uma-boia-para-liberta-la/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.