O Brasil tem um grande número de animais abandonados, com algumas estimativas nos dando um número de cerca de 30 milhões de animais de rua, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Estes animais em situação de fragilidade acabam sendo vítimas de agressão, doenças, desnutrição, sem contar a falta de amor e carinho que deveriam receber, além de criarem e propagarem outros problemas de saúde para os animais e humanos, como a raiva. Com a chegada do inverno no país, a situação se agrava. Os animais que vivem em áreas mais afetadas pelo frio, como o sul e o sudeste, são afetados também pela falta de abrigo do frio. Milhares de cães e gatos morrem abandonados de frio ou fome.

O que podemos fazer diante dessa situação, então? Primeiramente, tomar conta de nossos próprios animais. No inverno, evite dar muitos banhos e proteja seu animal do frio com cobertas e roupinhas. Se você tem a disponibilidade, provavelmente também já acolhe algum animal vindo da rua. Mas infelizmente não podemos tomar conta de todos eles, e muitos de nós não têm o espaço, dinheiro ou tempo para tanto.

image2Felizmente, existem muitas ONGs no Brasil dedicadas ao cuidado de animais e à defesa de seus direitos. Se você vive em capitais ou grandes centros urbanos, com certeza poderá encontrar uma próxima de você. Essas ONGs cuidam de animais abandonados ou nascidos na rua, e fazem operações especiais durante o inverno. No entanto, a maior parte delas sobrevive exclusivamente de doações e trabalho voluntário, e por isso é muito importante que nós os ajudemos, seja com tempo, dinheiro ou comida e mantimentos. A seguir você pode conhecer algumas delas e seus trabalhos, além de conferir onde encontrar outras ONGs mais próximas de você. Confira:

Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA)

Com sede local na Bahia, a Associação Brasileira Protetora dos Animais é uma importante ONG de defesa e garantia de direitos para cães, gatos e outros animais no Estado. Foi fundada em 1939, mantendo, graças a doações, um abrigo e vários outros projetos de defesa dos animais. Para doar, basta levar cobertas, ração ou outros produtos listados no site à praça Ana Lúcia Magalhães, em Salvador.

Associação CãoViver

A associação CãoViver nasceu a partir da atuação de quatro amigos em 2003 na defesa dos direitos dos animais e no recolhimento de animais abandonados. Desde então, por iniciativa própria, a associação cresceu e hoje conta com um complexo de canis, gatis, clínicas veterinárias, quarentenas, etc. onde seus mantenedores buscam cuidar dos animais que recebem com dignidade e qualidade de vida. A associação está localizada em Contagem, Minas Gerais, e atualmente realiza uma campanha de arrecadação de fundos e objetos, incluindo cobertores. A lista completa de produtos e as maneiras de ajudar podem ser encontrados no site oficial da ONG.

União Internacional Protetora dos Animais (UIPA)

image3A UIPA é a primeira ONG brasileira, fundada em 1895 em São Paulo, sendo inovadora na proteção dos direitos dos animais. A entidade sobrevive de doações e da renda obtida pelo seu hospital veterinário beneficente. Sempre atualizando sua infraestrutura, você pode ajudar a UIPA com doações de alimentos e cobertores em seu endereço físico, na Avenida Castelo Branco, 3200, na zona norte da capital paulista. Além de abrigar animais e investigar abusos, a entidade conta com amplo amparo jurídico e frequentemente promove a luta por direitos dos animais no nosso sistema judiciário e legislativo, analisando a legislação, introduzindo e propondo novas leis ou alterações nas existentes, etc. Você pode conferir mais informações de como ajudar no site oficial da ONG.

Além dessas, várias outras ONGs de direitos dos animais estão com propostas para garantir um inverno mais quentinho para cães e gatos abandonados. Não se esqueça de ajudar!