Divulgação

Simpático equilibrista, o muriqui-do-sul é o maior macaco das Américas. O nosso muriqui é mestre na arte de fazer rebrotar a mata.

Os muriquis são considerados bons jardineiros da Mata Atlântica. Não só porque cuidam bem da floresta, mas, como se alimentam de frutas, espalham as sementes de várias espécies de árvores.

Os animais dispersam a semente até dois quilômetros de distância do lugar onde eles se alimentaram. Pode-se estimar – com alguma precisão – que os muriquis plantam mais de 50 espécies de árvores.

O muriqui é um animal exclusivo da Mata Atlântica, não há em nenhuma outra floresta. Eram 400 mil quando o Brasil foi descoberto. Hoje, são apenas 1.500 vivendo na Serra do Mar.

Segundo o professor Talebi, atualmente, o maior inimigo do muriqui é o desmatamento. A caça, que também é responsável pela matança do animal, felizmente diminuiu.

Fonte: G1

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/jardineiro-da-floresta-muriqui-do-sul-planta-arvores-dispersando-sementes/.