Limpar as patas dos cães é necessário, mas é um cuidado que nem todos os tutores tem. Principalmente com os cães que vivem no quintal. Nesse artigo você aprende como fazer, qual produto usar e como acostumar seu cão a limpeza das patas.

limpar as patas

Acostumando a limpeza

Para os cães entregar as patas por mais que alguns segundos é muito incomodo. Isso porque é uma parte do corpo que é frágil e demonstra submissão. Animais dominantes podem ter ainda mais dificuldade entregar as patas.

Por isso o ideal é acostumar seu cão desde filhote ao manuseio das patas. Quando o cão chega à nova casa é ideal que logo nos primeiros dias você já o acostume a ser tocado. Nas orelhas, patas e por todo o corpo. Não pare se ele morder, isso o fará repetir esse comportamento.

filhote sendo adestrado

Use petiscos para mostra-lo como é ótimo dar a patinha. Faça-o dar a pata e então dê o petisco. Aumente o tempo aos poucos e faça movimentos como se estivesse limpando suas patas. Isso ajudará muito no futuro quando você precisar limpar as patas do seu peludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre trastorno de dermatite por lambedura

Qual produto usar?

O ideal é usar lenços umedecidos, existem desses específicos para cães. Mas você também pode usar para humanos, o ideal é que não tenham álcool nem cheiro. O cheiro pode incomodar o cãozinho enquanto o álcool pode ferir a pele.

Caso o cãozinho tenha pisado em coisas grudentas você pode usar gelo para amolecê-la antes de passar os lenços. Quanto mais acostumado a situação seu cão estiver, mais tranquilo o processo será, e até relaxante para ele.

limpar as patas

Porque limpar as patas

Quando voltamos da rua costumamos tirar os sapatos ou limpá-los antes de entrar em casa. – o ideal é tirar – Afinal trazemos uma sujeira e até bactérias da rua. Com os cães acontece o mesmo, eles trazem sujeira e podem trazer até carrapatos que se agarraram em suas patas.

Mesmo com a proteção natural dos cães o ideal é limpar as patas do seu peludo assim que chegar em casa. Vale a pena ensiná-lo a deitar em algum local que possa fazer a limpeza com tranquilidade.

patas

Esse hábito pode evitar que seu cão e até as pessoas da sua casa peguem alguma doença. Sendo as mais comuns, as doenças de pele. Além de conseguir encontrar algum parasita e retirá-lo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer massagens relaxantes no seu cão

Cães adultos não acostumados

É muito comum encontrar tutores que adotaram cães adultos não educados, ou que após cometer erros sem perceber decidiram corrigir os problemas com seu cão. Vale lembrar que seu cão adulto pode sim se acostumar depois de anos ao processo de limpar as patas.

Para acostumar o cão adulto a limpar as patas, o primeiro passo é dar a ele uma rotina. Se o cão sai todo dia e na volta precisa limpar as patas, então uma hora ele vai se acostumar. Você pode usar petiscos para treiná-lo, dando petiscos sempre que ele fica tranquilo enquanto você limpa as patas dele.

pata de cão

Limpar as patas após o passeio

Após o passeio a limpeza das patas deve ser feita com cuidado e rapidamente, mas corretamente. Com o cão tranquilo, seja em pé ou deitado, pegue pata por pata e passe o lenço umedecido em toda a pata, não apenas na parte de baixo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 10 sinais de que um cão está estressado

Não use muita força, isso pode machucar a pata do seu cão. Mas fique atento se está tudo certo, se há algum machucado. Ou se ele deu algum sinal de dor.

cão passeio

Limpar as patas no banho

No banho fica mais fácil, até para os cães mais dominantes que não gostam que peguem nas patas. Afinal, ele entende que você o está lavando por inteiro. Mas fica a dica, quanto mais relaxado o cão estiver, melhor.

No banho a limpeza deve ser feita com o sabonete ou o shampoo do cão. Vale lembrar que você não deve esfregar demais ou com muita força. Isso pode machucar as almofadas das patas do seu cão. Tente limpar com cuidado e verificar o meio dos dedos, essa é a hora de achar parasitas.

patas

Ida ao veterinário

As patas dos cães são sensíveis e suscetíveis a alguns problemas. Se durante a limpeza você encontrar machucados, ou ele demonstrar dor, vale a pena visitar o veterinário. É possível que os cães se cortem brincando, por exemplo.

E não é todo corte que vale uma ida ao veterinário, pequenas feridinhas podem ser tratadas em casa com cicatrizantes específicos para cães. Mas se você achar que é profundo, ou ele estiver mancando, por exemplo. Vale muito a pena ir ao veterinário.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/limpar-as-patas/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.