Foto: Instituto Verdeluz

O óleo que atinge o Nordeste já afetou 107 animais e matou 81. Entre os mortos, 74 eram tartarugas marinhas.

Foto: Instituto Verdeluz

Os dados constam na decisão da Operação Mácula, do juiz Francisco Eduardo Farias, emitida na terça-feira (29), segundo informações do portal O Antagonista.

“A causa mortis provável da tartaruga marinha apontada no Laudo 2002/2019 foi a ‘sufocação mecânica direta em decorrência da massa pegajosa localizada na região orofaríngea’”, diz a decisão ao se referir a um dos casos registrados.

Parque Nacional de Abrolhos

Pequenas manchas de óleo foram registradas no Parque Nacional de Abrolhos neste sábado (2), na Bahia. O local é um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul e a primeira unidade de conservação marinha do país.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a substância foi encontrada na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco ilhas do Arquipélago de Abrolhos.

A presença do óleo foi confirmada por uma nota assinada pela Marinha, pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Óleo pode chegar a outros estados

O Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira (1º) que o óleo que atinge o Nordeste pode chegar aos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“A hipótese do Inpe é de que há óleo em oceano aberto e que pode chegar até a costa de outros estados do país, incluindo o sudeste”, disse o oceanógrafo Ronald Buss de Souza, durante entrevista coletiva. Souza é o líder do grupo de pesquisa sobre o assunto e vice-diretor interino do Inpe.

Um relatório sobre o caso foi entregue à Marinha na tarde de sexta-feira, de acordo com informações do Estadão.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/11/mais-de-100-animais-sao-afetados-por-oleo-no-nordeste-e-81-morrem/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.