O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realiza diversos serviços para melhorar a qualidade de vida dos animais de Caxias do Sul (RS). Uma dessas atividades são os atendimentos aos que estão em vulnerabilidade social, ou seja, em vias públicas, que não possuem tutor e até mesmo animais silvestres vítimas de atropelamentos ou maus-tratos. Desde que esse serviço iniciou, no ano passado, mais de 50 animais silvestres já foram resgatados, por meio de denúncias.

(Foto: Divulgação / Semma)

Os atendimentos são feitos pela equipe veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e demandam um cuidado especial. Por serem animais selvagens, que não têm contato com o ser humano, os auxílios são diferenciados, procurando sempre diminuir o estresse da vítima. Eles recebem o tratamento necessário e, se estiverem em condições, são reintroduzidos na natureza.

Desses mais de 50 resgates, grande parte foi em decorrência de atropelamentos. A maior incidência se dá nas estradas, como na Rota do Sol e no interior da cidade. Corujas e cervos, que estão em extinção, estão entre os atingidos. A expansão dos grandes centros é uma das causadoras desse problema, que acaba tomando parte do habitat natural das espécies.

“As cidades crescem e ficamos mais próximos desses animais, invadindo o espaço deles. Com essa aproximação e com a oferta de comida vinda dos restos deixados pelas pessoas, eles vêm para um ambiente onde não estão acostumados, e por isso os acidentes acabam acontecendo”, explica Marcelly de Souza Paes, veterinária e diretora do setor da Semma.

Além de receberem atendimento por serem vítimas de acidentes, os animais silvestres também são resgatados de situações de maus-tratos. Papagaios e cobras fazem parte do grupo de atendidos pelo departamento. Animais vindos de tráfico e de cativeiros geralmente são recuperados em ação em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), que emite um termo circunstanciado ao infrator.

Como denunciar

Casos de animais em vulnerabilidade social podem ser denunciados pelo telefone (54) 3901.1445 ou presencialmente na Semma, que está localizada na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308, com horário de atendimento das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. Além disso, as denúncias podem ser feitas por meio do formulário online, disponível no site da prefeitura, no menu “Proteção Animal”.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/mais-50-animais-silvestres-acidentes-e-maus-tratos-sao-salvos-no-rs/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.