Bom, não é bem assim. Entenda porque essa prática não é recomendada, e como você deve agir em relação aos seus medicamentos e porque deve evitar que seu cão venha a ingeri-los.

cão e medicamento

Pode dar medicamentos humanos para cães?

Não, simples assim, não pode. Até em humanos as reações aos mesmos medicamentos podem ser bem diferentes, fazendo bem a uns e a outros não, os cães por sua vez tem um organismo que funciona de forma muito diferente do que o dos humanos e os medicamentos humanos obviamente não foram feitos para o organismo canino.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher o melhor carrapaticida para o seu cão

Quais medicamentos humanos nunca devem ser ingeridos por cães?

Nenhum deles, mas especialmente anti-inflamatórios, antidepressivos, calmantes e paracetamol são os que mais podem causar problemas, isso por que paracetamol pode causar complicações no fígado, enquanto anti-inflamatórios podem causar vômitos, úlceras, diarreias e até falência renal.

cão e medicamento

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre roupas para cães: Luxo ou necessidade?

Os antidepressivos e calmantes por sua vez são corriqueiramente usados por muitos tutores ao notar os cães tristes ou calmantes no caso de animais muito agitados, esses medicamentos mexem com o sistema nervoso do animal e ão devem ser usados. Se você quer tratar algum desses problemas procure o veterinário.

O cão pode falecer ao ingerir medicamentos humanos?

Sim, os medicamentos humanos são compostos químicos e naturais feitos a partir de pesquisas para humanos, até mesmo humanos tomando medicamentos de forma irregular podem falecer. Cães pequenos correm mais riscos.

cão e medicamento

Isso porque cão grandes são mais fortes e resistentes a intoxicações e podem resistir até o efeitos do medicamento ingerido passar, dependendo da dose. Filhotes podem falecer com muito mais facilidade por serem pequenos e mais frágeis.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os  cuidados especiais com cães de focinho achatado.

Esconda bem os seus medicamentos

Se seu cão encontrar algum medicamento pela casa ele certamente vai ficar curioso a respeito e ingerir o remédio, mesmo que tenha gosto ruim. Então fique atento, esconda bem seus medicamentos.

cão e medicamento

É recomendado ter uma caixa para colocar todos os seus medicamentos, com uma tampa que feche bem e deixar essa caixa em um lugar bem alto onde seu cão não alcance. Se possível até trancada dentro de um armário. Cães são como crianças e precisam ser cuidados, pois eles não fazem ideia de que algumas situações, como ingerir medicamentos, podem fazer muito mal a eles.

E se o cão ficar doente?

No caso do seu cãozinho ficar doente, entenda que existem medicamentos feitos para cães, leve seu cão ao veterinário. Um profissional capacitado vai poder descobrir o que seu cão tem e cuidar dele, além de ser o único que pode indicar o uso de medicamentos no seu cão.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/medicamentos-humanos-servem-para-caes/.