Muitas pessoas têm dúvidas quanto a alimentação que deve ser dada nos primeiros dias de vida do filhotinho. Esclareça todas elas aqui

Tem coisa mais fofa do que um cachorrinho ou gatinho recém-nascido? Eles derretem até os mais duros dos corações! Porém, eles não vão permanecer filhotes a vida inteira!

Por isso mesmo que seus tutores devem dedicar atenção ao seu crescimento e investir em cuidados para que eles se desenvolvam de forma saudável. A começar pela alimentação. Descubra os principais mitos e verdades sobre a alimentação dos pets filhotes.

O filhote deve ficar até 40 dias com a mãe.

Verdade. Essa permanência é fundamental para a saúde do animalzinho, uma vez que nesse período ele é amamentado, protegido e cuidado pela mãe.

A mamãe animal deve comer comida específica depois de parir.

Verdade. O ideal é que, durante os quarenta dias iniciais nos quais ela amamenta os filhotes, sua ração normal seja trocada por uma específica para esse período.

Mitos e verdades sobre a alimentação dos cães filhotes

Foto: depositphotos

Leite de vaca é bom para os animais recém-nascidos.

Mito. O leite bovino pode causar desidratação e diarreia nos filhotes. Porém, na ausência da mãe, o tutor pode diluir um pouco do leite de vaca em água e dar um pouco. Depois disso, é necessário acompanhar a reação dos pequenos para ver se o organismo deles está ou não recebendo bem o alimento. É fundamental fazer uma visita a um médico veterinário, pois ele irá orientar a respeito dos tipos de leite que podem ser consumidos sem problemas pelos bichinhos.

Posso dar ração para meus filhotes.

Mito. Até os 40 dias, o ideal é não dar ração para os filhotes. Até porque eles não têm dentes para auxiliar na mastigação. Se você preferir, pode colocar um pouco de leite para umedecer os flocos da comida ou utilizar os tipos mais pastosos que dispensam dentes.

Os filhotes precisam de mais líquidos.

Verdade. Na primeira semana, a quantidade é pequena, apesar de ser frequente. Depois dessa etapa, o tutor pode ir aumentando o volume de líquido enquanto diminui o número de vezes.

A melhor forma de alimentar os bebês pets é com seringa.

Verdade. Você pode utilizar as seringas para introduzir o leite direto na boca. Porém, essa ação merece atenção: nunca alimente os filhotes deitados de barriga para cima, como fazemos com os bebês humanos. Essa posição pode levá-los a um engasgamento.

A ração deve ser introduzida logo que o filhote nasce.

Mito. Nos primeiros 40 dias, os bichinhos devem amamentar. Na ausência da mãe, o seu tutor pode procurar um veterinário que irá orientá-lo a respeito de qual leite é ideal para o filhote. Somente a partir do surgimento dos primeiros dentes é que a ração deve ser introduzida. Para isso, já existem no mercado boas opções de comida especialmente desenvolvida para essa fase da vida do animalzinho.

Fonte Oficial: http://www.clubeparacachorros.com.br/tabombando/mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao-dos-caes-filhotes/.