O Ministério Público do Acre (MP-AC) está investigando o abandono de animais nas ruas do município de Sena Madureira, no interior do estado. O objetivo do procedimento do órgão é apurar a omissão da cidade em relação ao controle e a saúde dos animais.

(Foto: Quésia Melo/G1 AC)

Há, segundo o MP, uma grande quantidade de animais abandonados e doentes nas ruas de Sena Madureira, o que coloca em risco a saúde de outros animais e da população, devido às zoonoses. As informações são do portal G1.

Para tentar solucionar o problema, o Ministério Público estabeleceu um prazo de 10 dias para a coordenadoria de Vigilância Sanitária apresentar resultados sobre o caso através de tratamento veterinário e castração. O prazo começou a valer na última quarta-feira (19), data da publicação do texto da determinação no Diário do MP-AC.

Projeto de castração

A Prefeitura de Sena Madureira pretende castrar cachorros e gatos que vivem em situação de rua no município para frear o aumento populacional dessas espécies. O objetivo é levá-los para clínicas veterinárias aprovadas em licitação, onde irão receber tratamento de saúde, além de serem castrados e ficarem internados por sete dias, período do pós-operatório.

O município ficará responsável por recolher os animais das ruas e as clínicas farão a castração, segundo o veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela setor de zoonoses, Rodrigo Felici Bortolan.

Ao final do período de recuperação da cirurgia, os cachorros e gatos serão disponibilizados para adoção. Os que não forem adotados devem retornar para as ruas.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/mp-apura-omissao-animais-abandonados-em-sena-madureira-ac/.