Quando os animais domésticos, especialmente os cachorros, veem algo que se parece com comida, eles o comem. Isso pode acabar em intoxicação se o que virem for uma isca para ratos ou mesmo um rato que morreu envenenado. Se você usa isca envenenada, faça com que tanto ela quanto suas vítimas fiquem longe do alcance de seus animais.

Outros venenos em potencial incluem:

Chocolate e outros estimulantes: o chocolate contém um poderoso estimulante, a teobromina, que pode intoxicar cães e gatos. Um cachorro de grande porte pode ter de comer metade de uma caixa para se intoxicar, mas um pequeno pedaço pode intoxicar um gato. Mantenha seus estimulantes- doces, álcool, chá, café e refrigerantes- fora do alcance de seu animal.

Inseticidas: Aplicar spray com inseticidas químicos no ambiente em que seu animal estiver pode deixá-lo doente.

Plantas: Algumas plantas colocadas dentro, especialmente as tropicais, como a dracena e a espada-de-são-jorge, são venenosas.

Tabaco: A nicotina é um dos venenos naturais mais poderosos. Se você fuma, mantenha suas pontas de cigarro e de charuto, fumo de cachimbo e coisas do gênero fora do alcance de seu animal.

Fonte: Primeiros socorros para cães e gatos