Um juiz federal dos Estados Unidos declarou que abrigos de acolhimento às vítimas de violência doméstica devem também acolher seus animais domésticos, aprovando a Lei da Segurança de Animais Domésticos e Mulheres como um componente do projeto de lei Farm Bill.

cachorro em pé. um fundo preto.

Foto: Getty Images

Agora, abrigos em todo o país podem solicitar subsídios que ajudarão a financiar instalações adequadas ​​aos animais. “Esta é a primeira vez que há financiamento federal para a combinação dos serviços de animais domésticos com violência doméstica”, diz a fundadora do abrigo Noah’s House, Staci Alonso.

Um estudo nacional mostra que 85% das mulheres ex-vítimas de violência doméstica que vivem em abrigos relataram que seus animais também foram vítimas dos agressores. Alonso diz que depois de fornecer proteção para as vítimas e seus animais por mais de uma década, ela está animada para ver mais abrigos abrindo suas portas para os animais.

“Nada é mais comovente do que quando uma mulher chega até você e diz: ‘você salvou minha vida, eu nunca teria partido se não pudesse trazer meus cachorros.’” Noah’s Animal House foi o primeiro abrigo para animais e humanos no país.

Alonso acrescenta que vítimas de 21 estados vieram aos abrigos de Reno e Las Vegas à procura de refúgio com seus animais domésticos. “Essa é uma estatística incrível para nós, mas só evidencia a necessidade de abrigos para vítimas de violência doméstica acolherem seus animais também.”

Para Alonso, esse projeto já vem de muito tempo. O Noah’s House, juntamente com a Purina, a Bayer Corporation e mais, formaram a Coalizão da Lei da PAW. Nos últimos 2 anos, eles estiveram esperando por esse momento.

“Acho que incluí-lo na Farm Bill e tê-lo aprovado em outras legislações importantes era obviamente o caminho certo a ser seguido até o final do ano”, diz Alonso. “Foi um grande presente de Natal”.

Até que os abrigos possam solicitar doações para transformar suas instalações, Alonso diz que as vítimas não precisam esperar. Seu abrigo tem espaço para as vítimas e seus animais. “Estamos aqui e há uma solução. Nós vamos resolver.”

As vítimas não terão mais que escolher entre seus animais e proteção. Desde que abriu as portas, Noah’s House forneceu mais de 90 mil noites de abrigo gratuito e manteve unidas 14 mil famílias vítimas de violência doméstica.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/12/nova-lei-permite-que-vitimas-de-violencia-domestica-levem-seus-animais-para-abrigos/.