Princípios Veganos

O Veganismo é uma filosofia de vida que é movida pela prática dos direitos dos animais, ou seja, a pessoa vegana deixa de usar qualquer elemento em seu dia a dia que seja advindo de animais. Ser vegano vai mais muito mais além do que somente não comer carne, inclui usar vestimentas que tenham sido produzidas sem nenhum resquício animal, não utilizar produtos que tenham sido testados em animais, ou não ir a eventos que explorem animais como atração (como em rodeios, por exemplo).

A quantidade de veganos declarados tem crescido bastante nos últimos anos e para acompanhar o crescimento desse público tem surgido cada vez mais restaurantes veganos bem como produtos elaborados especialmente para essas pessoas. Além disso, acompanha o crescimento de veganos pesquisas que apontam que as pessoas que consomem alimentos de origem animal tem mais possibilidades de desenvolver doenças degenerativas incluindo doenças cardíacas.

Os médicos afirmam que uma dieta vegetariana pode fazer muito bem para a saúde, porém, a dieta vegana se mal planejada pode acarretar em problemas como deficiência em vitamina B12, ferro, cálcio, vitamina D, iodo e ácidos graxos. Sendo assim é importante ter um acompanhamento para aderir a essa filosofia.

A base do veganismo consiste em seguir princípios pelos quais o ser humano possa viver sem precisar explorar animais. Trata-se da busca pelo fim da necessidade de utilizar os animais para a alimentação, trabalho, caça, criação de peças de vestuário, cosméticos entre outras utilidades.

Para que uma pessoa seja considerada vegana é necessário que ela exclua da sua vida toda e qualquer prática que explore os animais de alguma maneira. É necessário buscar produtos de uso pessoal e alimentos que não tenham nenhuma ligação com a exploração de animais.

Os veganos boicotam todo tipo de produto que tem origem animal, seja ele alimento ou outro. Os produtos que são testados em animais também não podem ser usados bem como aqueles que utilizam em seu processo de fabrico qualquer ingrediente de origem animal. Para os veganos não existem animais, mas sim “animais não-humanos” ou “seres sencientes”.

Ainda existe uma confusão entre a filosofia vegana e a ideologia vegetariana. O veganismo não é uma dieta e sim um conjunto de princípios que tem foco nos direitos dos animais. Sendo assim os veganos adotam uma dieta vegetariana por consciência, pois entendem que os animais tem o direito de não serem utilizados como uma propriedade do ser humano.

Fonte: Cultura Mix

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA