Os animais alérgicos reagem à saliva da pulga; ficam cheios de feridas e a pela coça. Normalmente, os cães são mais afetados na extremidade traseira, enquanto que os gatos têm pequenas feridas por todo o corpo. Os animais alérgicos a pulgas com muita frequência não têm nenhuma pulga pelo corpo, por que ficam agressivamente se lambendo e limpando para que elas saiam.

Para resolver esse problema, procure seu veterinário, mas na maioria dos casos, tudo o que é preciso é um pronto atendimento. Siga os passos para aliviar o problema do seu bichinho.

1. Trate com um anti-histamínico. Isso ajuda a contra-atacar a inflamação, além de tornar os animais um pouco sonolentos, de maneira que não se cocem tanto.

2. Mergulhe seu animal em água gelada. Para um alívio imediato na coceira da pele, coloque seu animal eme água gelada, na banheira ou na pia, ou use a mangueira do jardim. A água fria reduz a inflamação pelo contato. O melhor será um tratamento de 10 a 20 min, e você pode repeti-lo até três ou quatro vezes por dia.

Como as bactérias crescem em ambiente úmidos, preste atenção para enxugar seu animal cuidadosamente entre os banhos, evitando que depois ele tenha irritação ou desconforto.

3. Use um banho de aveia. Muitas vezes coçar só piora a coceira, portanto seu animal continuará coçando. É preciso que esse círculo seja quebrado para que seu animal consiga algum alívio e a pele comece se recuperar. A farinha de aveia consegue bons resultados nesse aspecto . Você pode usar um xampu para animais que contenha aveia coloidal. Um banho de farinha de aveia uma vez por dia deverá trazer alívio a seu animal, até que a reação alérgica desapareça.

Um banho frio só com água ou xampu de aveia coloidal não apenas alivia a coceira, como também afoga e elimina as pulgas. É  interessante que seja feito um tratamento mensal com anti-pulgas.

Para evitar pulgas no ambiente, passe o aspirador por toda casa. Isso recolhe os ovos e larvas que ficam escondidos pela casa.

Você também deve lavar os tecidos onde seu animal dorme com sabão e água quente.