Restam poucos orangotangos no mundo: a espécie é considerada ameaçada de extinção. A ilha de Bornéu, na Indonésia, tem uma das maiores populações que restam. Mas eles estão em risco.

(Foto: BBC)

Um canal corta a floresta em que eles vivem na província de Kalimantan Ocidental. E as árvores estão sendo derrubadas.

“Vamos perder uma das maiores e mais importantes populações de orangotangos que ainda temos. No ponto em que chegamos, cada um deles tem uma importância vital e não podemos perder uma população inteira de mais de mil animais”, diz Karmele Llano Sanchez, da ONG Resgate Internacional de Animais (IAR).

O governo proibiu o desmatamento em 2015, mas a medida encontrou resistência com alguns grupos.

“Isso cria insegurança jurídica e prejudica os investimentos na Indonésia. Você vai sacrificar (o trabalho) das pessoas da região só porque quer salvar orangotangos?”, diz Gusti Hardiansyah, conselheiro do governo local, em uma declaração infeliz por meio da qual expõe a indiferença e o descaso do governo em relação à vida dos animais.

Ambientalistas dizem que o resultado dessa disputa vai decidir o destino dos animais ameaçados.

Fonte: G1

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/obra-ameaca-populacao-de-orangotangos-ameacados-de-extincao/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.