Um ouriço foi encontrado em um poste no bairro Jardim Santa Marta, no município de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. A moradora Tatiane Teixeira conta que o animal tomou choque várias vezes ao tentar sair do local.

Para salvar o ouriço foi necessário desligar a energia elétrica da região por cerca de 30 minutos.

(Foto: Tatiane Teixeira/Arquivo Pessoal)

O pai de Tatiane foi quem encontrou o animal silvestre. Ao perceber que ele estava em situação de risco, o homem acionou o Corpo de Bombeiros. As informações são do portal G1.

“Achamos que ele morreria se ficasse lá em cima. Vimos que ele tentou andar pelos fios, mas tomava choques e voltava para trás tremendo”, contou a moradora.

Após a eletricidade ser desligada, os bombeiros subiram no poste e retiraram o ouriço, que foi solto em uma área de preservação ambiental.

A espécie

Reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento, o ouriço é um roedor pertencente à família Erethizontidae. A pelagem do animal é constituída por uma mistura de pelos finos e espinhosos e possui cor parda com nuances mais claras em tom de branco ou amarelo.

Com hábito crepuscular e noturno, a espécie é solitária. O ouriço é frequentemente avistado dormindo em árvores nas horas mais quentes do dia e opta por fazer moradia nas proximidades de plantações, como de goiaba e banana, já que se alimenta de frutas, folhas e cascas de troncos.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/ourico-toma-choque-em-poste-eletricidade-e-desligada-para-salva-lo/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.