Um estudo da Universidade da Califórnia Riverside (UCR) revelou que a pesca esportiva tem sim impacto sobre os peixes. A prática, também popular no Brasil, consiste em pegar o peixe e, depois, devolvê-lo a seu habitat. Pressupõe-se que tal modalidade é inofensiva, visto que não mata ou remove o peixe irreversivelmente de seu ambiente.

Entretanto, a pesquisa mostrou que lesões causadas pelo anzol quando removido da boca do peixe reduzem a capacidade do animal de se alimentar.

Pesca esportiva tem sim impacto ambiental | Fonte: Pixabay

Peixes pegam alimentos por sucção. Tim Higham, pesquisador da UCR, explicou que o efeito da lesão causada pelo anzol na boca do peixe é semelhante ao que acontece quando tentamos beber líquido com um canudo furado na lateral.

Além disso, é recente a admissão por parte da ciência que peixes sentem dor e prazer tanto quanto gatos e cachorros. Hoje, a maioria entre biólogos e veterinários concordam sobre o tema. Porém, não existem leis que protejam os peixes de maus tratos como existem para os demais.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/10/pesca-esportiva-causa-graves-lesoes-e-sofrimento-intenso-em-peixes/.