A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no Paraná, aprovou um projeto de lei que institui no município o “Dezembro Verde”, mês dedicado ao combate ao abandono de animais através de ações educativas.

O objetivo é tornar dezembro, conhecido por ser o período em que mais animais são abandonados, no mês da guarda responsável. As informações são do portal Bem Paraná.

(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

“Nesse período de férias, o abandono aumenta vertiginosamente. Animais são tratados como objetos, bens pessoais que podem ser jogados fora de acordo com a vontade de seus tutores”, lamentou a autora do projeto, a vereadora Fabiane Rosa (DC).

O PL foi aprovado por 27 votos. Durante a análise da proposta pelo Plenário, um vídeo e um texto sobre o assunto foram apresentados pela parlamentar.

Fabiane lembrou que os animais não são capazes de sobreviver nas ruas e que, após serem abandonados, passam a maior parte do tempo procurando os antigos tutores. A vereadora disse ainda que adotar um animal é assumir um compromisso de 16 a 20 anos.

“É necessário incluir o animal nos planos da família”, afirmou Fabiane. “O Dezembro Verde pretende estimular a guarda responsável e esclarecer sobre o crime de abandono”, concluiu.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/pl-cria-mes-combate-abandono-animais-aprovado-em-curitiba-pr/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.