grama

Durante um passeio ou ao soltar o cão no parque para brincar, os cães deitam em sujeira. Eles escolhem a poça de lama, lixo, uma carcaça, ou até algo que você nem imagina o que é. Mas eles vão lá e se deitam e rolam sobre aquela coisa nojenta.

Nessas horas bate o desespero e você pode até ficar chateado com seu cão, mas fique calmo. Existe uma explicação para esse comportamento e até mesmo uma forma de lidar. Nada de gritar com seu cãozinho. Esse artigo vai te ajudar.

Extinto de caça

cães deitam em sujeira

A explicação que especialistas chegaram foi que os cães se esfregam em coisas sujas para encobrir seu cheiro em uma caçada. Eles observaram que os cães que mais apresentam esse tipo de comportamento são os cães desenvolvidos para caça. Mas é normal qualquer cão fazer isso.

Os cães deitam em sujeira também para marcar o cheiro da presa e exibir para o resto da matilha ao voltar. Assim como muitos outros comportamentos, eles podem nem ter noção do motivo de fazer e apenas fazer por estar nos extintos deles.

Como evitar

cães deitam em sujeira

A melhor forma de evitar esse comportamento é ensinando comando como “Não” e “Junto”. Assim quando você perceber que ele vai se esfregar em algo basta dizer “Não” e “Junto” que ele vai parar e ir até você.

Para ensinar esses comandos é preciso usar o reforço positivo. E sempre lembre de que gritar jamais ajuda a fazer seu cão aprender algo. Bater é inadmissível, e violência contra animais é crime, não vai ajudar em nada. Apenas fazer o cão ter medo do tutor e possivelmente desenvolver comportamentos violentos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar o Não ao seu cão

Deixe seu cão se sujar

cães deitam em sujeira

Claro que incomoda quando cães deitam em sujeira, mas às vezes é bom deixar o cão se sujar um pouco. Não precisa ser em todo passeio e não precisa ser num monte de lixo ou numa carcaça fedorenta.

Mas vale a pena de vez em quando deixar seu peludo rolar na lama com uns colegas de quatro patas ou até mesmo sozinhos. Isso é muito divertido para eles e com certeza ver a felicidade estampada na carinha do seu amigo vai te deixar alegre também.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que algumas brincadeiras não são indicadas para cães

Depois de uma rolada pelo parque e uma festinha na lama, você pode dar um belo banho ou leva-lo ao pet shop para receber um banho mais profissional. Não tenha vergonha do seu cão se sujar, ele é um cachorro e isso é natural.

Como manter a casa limpa

cão enrolado em toalha

Claro que manter a casa limpa é uma preocupação. Cães deitam na sujeira e não ligam de entrar na sua casa. Então é bom ensinar os comandos para evitar que eles rolem em toda a sujeira que virem pelo caminho.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre por que alguns cães pegam objetos dos tutores e não destroem

O segundo passo é usar lenços umedecidos para limpar as patinhas no retorno do passeio diário. Não precisa dar banho todo dia, essa atitude é bastante prejudicial a pele dos cães. Pois remove a proteção natural deles.

Nos dias que você escolher deixar ele se sujar, vale a pena levar uma toalha para enrolar ele na hora de entrar em casa. Assim você enrola o peludo na toalha e já leva direto para o banho, ou você pode optar por deixa-lo na pet shop já com um banho marcado. Vai depender do seu estilo de vida.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 10 dicas para ensinar o cão a passear sem problemas

Deixar o cãozinho se sujar e brincar livremente pelo menos uma vez no mês vai ser ótimo para o bem-estar dele. E vai ser ainda melhor para ele socializar com outros cães do parque se eles puderem se sujar sem problemas.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/saiba-por-que-os-caes-deitam-em-sujeira/.