Quantas vezes você já se deparou com uma pequena trilha de formigas, várias delas em um sentido, várias delas no sentido oposto? Quando elas se encontram no meio do caminho, você reparou que elas param para se “cumprimentar” e prosseguem?

Na realidade esse fenômeno ocorre porque as formigas possuem um sistema de comunicação muito peculiar, através das antenas. O que ocorre de fato é o reconhecimento através do cheiro umas das outras, para detectarem se fazem parte do mesmo ninho.

Por questões de segurança, as formigas não aceitam intrusos em sua colônia (formigueiro) e por isso a necessidade de estarem sempre atentas ao menor sinal de invasão de alguma formiga estranha ou até mesmo doente, quando é imediatamente isolada do grupo.

As formigas produzem através de uma reação química o chamado feromônio que é exalado através de glândulas marcando o caminho percorrido e servindo de comunicação entre elas.

O feromônio é secretado por alguns animais influenciando o comportamento ou o desenvolvimento morfológico de outros animais da mesma espécie, como é o caso das mariposas.

Texto originalmente postado no VocêSabia.net