Figuras proeminentes na política e na cultura turca têm se posicionado em defesa dos direitos animais. Seyma Dogucu, representante da ala feminina do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, foi uma das pessoas de ajudou a impulsionar a hashtag #CanDostlarımızınYanındayız no Twitter. Em tradução livre, a mensagem da campanha viral é “nós nos posicionamos por nossos amigos da vida”.

Outra personalidade política a se posicionar é Sezgin Tanrikulu, importante membro do Partido do Povo Republicano. O líder pressiona por uma legislação que introduza punições mais duras para a crueldade contra os animais. Tanrikulu afirmou ao portal Al-Monitor que lei existente é insuficiente. “O principal problema é que ela trata a violência contra animais como uma contravenção, o que, por sua vez, significa que os infratores saem com multa em vez de prisão”, explicou.

Gato preto sobre fundo escuro

Personalidades turcas têm se posicionado pelos direitos animais | Foto: Pixaday

A militância crescente pelos animais ficou evidente durante a Festa do Sacrifício, evento em que os muçulmanos em todo o mundo matam animai para provar sua devoção. Geralmente, os animais mortos são cabras e ovelhas. Muçulmanos abastados, porém, optam por touros. Uma dessas criaturas ganhou as manchetes quando se libertou do mercado de animais na cidade de Rize, no Mar Negro, no primeiro dia das comemorações. O touro se jogou na água e nadou até a província vizinha de Trabzon, onde desabou na praia.

O músico Haluk Levent, um famoso astro do rock turco e ardente defensor dos direitos animais, comprou a liberdade do touro. Antigamente, suas ações teriam sido lidas como tentativa de boicotar os valores islâmicos. Porém, não houve resistência significativa. O touro agora vive em um santuário na província de Izmir, no oeste do país.

O abuso físico de animais ainda é grande na Turquia. Porém, cresce o número de ativistas em ação no país. Profundamente dividida por questões religiosas e ideológicas, a sociedade turca consegue tem conseguido dialogar pelo menos sobre a causa animal.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/10/povo-turco-toma-posicao-favor-dos-direitos-animais/.