Divulgação

Até o fim deste ano, moradores de Belo Horizonte e região metropolitana já poderão contar com o primeiro Hospital Público Veterinário do Estado. Anunciado nesta quinta-feira pelo prefeito Alexandre Kalil, o hospital funcionará inicialmente como uma espécie de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para cães e gatos, realizando consultas e procedimentos ambulatoriais.

O hospital será instalado no prédio do antigo centro de saúde Vila Imperial, do bairro Madre Gertrudes, na região Oeste da capital. Abandonado desde 2009, o prédio será ofertado e restaurado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Uma emenda parlamentar federal de R$ 500 mil arcará com os custos para equipar o hospital. A gestão técnica e administrativa ficará a cargo de uma associação de veterinários e um convênio com universidades privadas da capital fornecerá mão de obra e insumos para os atendimentos.

No hospital serão feitas consultas, exames de patologia clínica e de imagem, procedimentos ambulatoriais como pequenas fraturas e contenção de talas, e outros que podem partir de parcerias com instituições.

Os atendimentos serão feitos gratuitamente por meio de cadastro e distribuição de senhas. Será feita uma triagem para verificar as condições sociais e econômicas dos responsáveis pelos animais, uma vez que o atendimento é restrito a pessoas de baixa renda.

Inicialmente, não estão previstos atendimentos de castração no local. O hospital receberá casos do tipo, fará os exames que estiverem disponíveis na unidade e contribuirá na busca por parcerias na realização dos procedimentos.

Fonte: Defesa da Fauna

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/07/prefeito-de-bh-anuncia-criacao-de-hospital-publico-veterinario/.