A Prefeitura de Campinas começou a castrar animais que vivem com pessoas em situação de rua e a ação faz parte do Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua. Na última semana, o Departamento de Bem Estar Animal (DPBEA) conseguiu castrar dois animais de moradores de rua.

A Prefeitura de Campinas castrará animais que vivem com pessoas em situação de rua como parte Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua.

(Foto: jornal A Cidade)

Os dois primeiros cachorros castrados, Pistolinha e July, se recuperam bem e serão acompanhados até a próxima semana, quando ocorre a retirada dos pontos da cirurgia. Esse trabalho está inserido num contexto maior que inclui a aproximação e o convencimento desse público sobre a importância de manter seus animais vacinados, vermifugados, microchipados e também castrados.

Os animais castrados permanecem em recuperação no DPBEA, sob acompanhamento dos veterinários, até a retirada dos pontos da cirurgia. Eles serão devolvidos aos seus donos na próxima terça-feira, dia 31.

A partir da próxima segunda-feira (30), uma equipe do DPBEA fará atendimento contínuo dos animais das pessoas que vivem em situação de rua. A ação ocorre em parceria com o Consultório na Rua. Às segundas, estarão na Praça Rui zarbosa, atrás da Catedral e às sextas, em frente ao Samim Albergue Municipal.

As ações intersetoriais entre diferentes políticas públicas, gradativamente, estão se tornando rotina para o atendimento integral da população em situação de rua. Além dos cuidados com os animais, o caminhão do cata-treco da Secretaria de Serviços Públicos, acompanhado por uma viatura da Guarda Municipal (GM), diariamente, faz a coleta de materiais móveis deixados pelas pessoas nas ruas centrais da cidade.

As áreas de Saúde e Assistência Social também têm buscado realizar ações conjuntas para qualificar ainda mais o atendimento das pessoas em situação de rua, principalmente em relação aos encaminhamentos aos serviços de saúde.

O Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua, apresentado no último mês de maio, prevê ações de curto, médio e longo prazos. A proposta é integrar as políticas públicas de diferentes áreas para qualificar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Campinas no atendimento a esse público.

Fonte: A cidade ON

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/07/prefeitura-castra-animais-moradores-rua/.