Muitos ferimentos melhoram quando são deixados em contato com o ar, mas outros se beneficiam de curativos temporários, que fazem parte de um primeiro atendimento. Os curativos têm várias finalidades:

– Mantêm os machucados secos;

– Absorvem as secreções das feridas no processo de cura;

– Controlam o sangramento;

– Impedem que o animal lamba ou morda;

– Protegem o ferimento contra contaminação.

Um curativo precisa ser trocado, normalmente, diariamente ou dia sim dia não, e ser mantido limpo e seco.

Um bom curativo caseiro contêm três partes:

1. Material absorvente: uma compressa estéril que não grude, um material absorvente limpo e livre de fiapos.

2. Gaze: A gaze em rolo, envolvendo a compressa, faz com que esta se mantenha no lugar. Não enrole muito apertado porque geralmente as feridas incham. Se você não tiver gaze em rolo, use qualquer outro tipo de material elástico. A perna de uma meia calça funciona bem.

3. Esparadrapo: os esparadrapos adesivos elásticos são os melhores para garantir que a compressa e a gaze fiquem no lugar, mas qualquer fita adesiva serve. Verifique se a fita cobre uma porção de pelo em ambos os lados do curativo. Caso você não tenha nenhuma fita adesiva, o filme plástico usado na cozinha pode funcionar temporariamente. Verifique também se pode enfiar ao menos dois dedos entre o curativo e a pele.

Curativos no corpo

Os machucados nas laterais de um animal, na parte de trás ou na barriga podem ser difíceis de serem tratados com curativo. Existem algumas técnicas efetivas:

– A técnica mais eficaz é pôr uma camiseta limpa de algodão em seu animal, colocando suas patas dianteiras no lugar dos braços e passando sua cabeça pela gola. Prenda a cintura com esparadrapo em torno do corpo.

– Faça um curativo com várias pontas, usando um tecido em formato retangular. Corte várias fendas nos lados opostos do retângulo, para fazer tiras no tecido. Amarre-as sobre o o dorso de seu animal ou sob  o abdome, de maneira que o tecido cubra parte da fenda.

– Um curativo eficiente é um envoltório para o corpo, que impede que os animais mordam ou arranhem qualquer lugar do tronco. Para fazer um, coloque seu animal em pé sobre uma toalha ou lençol velho, marque a posição das suas patas e corte o tecido no local marcado. Passe as patas do seu animal pelos buracos e traga as pontas do tecido para cobrir o tronco de seu corpo, prendendo o tecido ao longo do corpo com alfinetes de segurança.

Fonte: Primeiros socorros para cães e gatos

Comentários

1. meu cachorro fugil e voltou pra casa com uma perfuraçao de mordida no pescoço, so que esta ja estava com bicheira, fizemos alguns curativos, agora os bichos estão saindo so que não esta sicatrisando o que devo fazer mi ajudem por favor

2. Olá Edson, boa tarde.

Nossa recomendação é que procure um veterinário o mais rápido possível, que poderá fazer uma melhor avaliação do caso.

3. Olá minha cadela deu cria e um dos filhotes ela comeu a patinha como que eu faço? Tenho que fazer curativo? O cachorrinho vai andar???

Por favor me ajudem

4. Ola a minha cachorrinha cortou a pata com copo quebrado e estou tratando mas corto o ligamento como faco por favor me ajudem

5. Boa noite, estou precisando de uma ajuda, minha gata encontra-se internada, por se encontrar com feridas na barriga, sem explicações, nem a veterinária ainda sabe o que é, já tentamos vários tratamentos com antibióticos, antiflamatorios em comprimidos e injetáveis, mais até o momento sem nenhuma melhora. As feridas encontrasse em toda barriga, com secreções, um inchaço e no momento está roxo. Preciso muito de uma ajuda, pois já não sei o que fazer, não conheço nem relato parecido. Tenho fotos, gostaria de compartilhar com vocês.

6. Adotei um cachorro esses dias , para fazer companhia ao meu outro cachorro , mas em uma das brincadeiras entre eles , o que eu adotei , cortou uma parte do fucinho , e está como se estivesse rasgado , por favor , se possível , me ajudem , obrigado

7. meu carrocho sai de casa e brigou com um gato que machucou um dos olhos, agora o olho esta inchado, as vezes sangra acho que ele pode ter ficado cego, não sei o que fazer me ajuda, obrigado

8. por favor me ajude o meu cão mordeu a cauda e arrancou um pedaço ele não deixa nem colocar a mão o que fazer?????

9. Após fazer a higienização descrita a cima, você poderá fazer a administração de Lepecid, que é eficaz contra as "bicheiras" (miíases), poderá também utilizar pomadas antissépticas sobre a gaze que ficará sobre o local do ferimento, mas não utilizar a pomada diretamente no local.
    Estudante – 5º período de Medicina Veterinária – Universidade Estadual de Santa Cruz

10. meu gato anda saindo de casa desde o dia que viajei, e quando voltei ele estava saindo todos os dias. Ontem ele saiu e voltou pra casa hj de manhã quando estava saindo, e vi um corte onde a pele ta pendurada mas nao ta sangrando, estou limpando com agua oxigenada e passando violeta genciana, mas ele fica lambendo o remedio, como eu posso fazer um curativo nele?a ferida esta debaixo da axila da pata esquerda!!

11. Cortaram meu cachorro na rua e é muito grande o corte fica na parte de traz acompanha a volta da perna oque eu faço? Aqui nao tem veterinario tou muito preocupada

12. Meu gato pulo no murro e Caio,o pode de racão no pescoso dele…e ta sangrando muito,e eu não sei o que eu Fasso me ajuda por favor.