Por David Arioch

“Vidas animais que estavam na ‘rota da lama’ foram severamente afetadas” (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Protocolada na semana passada, uma proposta do deputado Fred Costa (PATRI-MG) quer acabar com a morosidade no atendimento aos animais em casos de desastre.

Por meio do Projeto de Lei (PL) 2924/2019, Costa quer garantir a celebração de convênios entre a União e conselhos regionais de medicina veterinária para a contratação emergencial de profissionais em casos de desastres ambientais.

A proposta também obriga os responsáveis por desastres ao ressarcimento de despesas para contratação de médicos veterinários. No entanto, os profissionais precisam ter treinamento específico para atendimento a animais nessas situações.

O PL também prevê a realização anual de reuniões com a presença de representantes dos conselhos regionais de medicina veterinária para alinhamento das políticas de prevenção e de ações emergenciais coordenadas em caso de eventos classificados como desastres.

“Em desastres de grandes proporções, como o rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), não só vidas humanas são comprometidas. Todo o ecossistema local sofre grandes prejuízos, especialmente a fauna da região afetada”, justifica Fred Costa.

E acrescenta: “Vidas animais que estavam na ‘rota da lama’ foram severamente afetadas. Além da triste realidade das vítimas e familiares da tragédia, diversos animais morreram ou ficaram à deriva em meio à lama que cobriu a região.” O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/05/proposta-do-deputado-fred-costa-quer-acelerar-atendimento-aos-animais-em-casos-de-desastre/#utm_source=rss&utm_medium=rss.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.