Por David Arioch

A estimativa é de que quatro milhões de hectares já foram degradados desde os primeiros incêndios em agosto (Fotos: AFP/Reuters)

De acordo com informações da Agência France-Presse, os incêndios florestais que atingiram o leste da Bolívia já mataram mais de 2,3 milhões de animais silvestres. Entre as espécies atingidas estão onças-pintadas, pumas e lhamas.

As queimadas que devastaram a savana tropical da Chiquitania também afetaram grande número de veados, tamanduás, texugos, lagartos, antas e redores. A mídia boliviana mostrou nas últimas semanas carcaças de animais carbonizados em florestas fumegantes, além de pássaros sobrevoando zonas poupadas pelas chamas.

A estimativa é de que quatro milhões de hectares já foram degradados desde os primeiros incêndios em agosto. “A floresta está totalmente carbonizada e o dano é irreversível. Isso nunca voltará ao normal”, disse a professora da Universidade de Santa Cruz, Sandra Quiroga, à AFP.

Mesmo depois que o governo enviou em agosto aviões especiais de combate a incêndios, além de helicópteros, cinco mil bombeiros, soldados e policiais, os incêndios ainda não chegaram ao fim. Ambientalistas culpam as leis promulgadas pelo presidente Evo Morales, que pode ter favorecido a queima de florestas para a expansão da produção agrícola. No entanto, o governo afirma que a tragédia é consequência do clima seco.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/09/queimadas-na-bolivia-matam-23-milhoes-de-animais/.