As patas dos cães são mais sensíveis do que imaginamos, por isso eles não gostam tanto que toquem nas patas deles, é uma região vulnerável, e as almofadas das patas, aquelas almofadinhas fofinhas nas solas são muito sensíveis. Por isso entenda qual a melhor forma de cuidar das almofadas dos seus cães.

patas


Cuidados com a almofada

O maior cuidado que se deve ter com as almofadinhas das patas dos cães é evitar passeios durante horários muito quentes, isso porque vai usar sapatos e seu cão não, se o chão estiver muito quente as almofadinhas podem criar bolhas e até feridas sérias.

Além de causar dor no seu cão, algo que pode e deve ser evitado. Opte por passeios antes das 9h ou depois das 18h quando o sol não está tão alto, se você mora em locais muito quentes, pode verificar o calor do chão com sua própria mão e saber qual o melhor horário de passeio na sua região.

patas

Outro cuidado importante é verificar se o seu percurso de passeio é seguro, alguns locais ficam com pedaços de vidros e garrafas espalhados pelo chão e outros materiais cortantes. Evite esses locais, se passar em um lugar assim coloque sim o cão no colo ou atravesse a rua para evitar que ele se machuque.

Ressecamento

Muitos cães  ficam com as almofadas das patas ressecadas, nesse caso o uso de cremes hidratantes específicos para cães é recomendado. Essa simples atitude de passar hidratante diariamente pode evitar que o cãozinho fique com as almofadas rachadas, o que pode causar até mesmo uma infecção.

patas

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como acostumar os cães ao manuseio


Verificando as almofadas

É importante o tutor verificar todo dia as almofadinhas dos cães, muitos cães não mancam, não mostram que estão machucados e agem normalmente, isso porque o instinto dos cães o faz evitar demonstrar sinais de fraqueza.

Algumas raças como Pitbull são mais resistentes a dor e essas não mostram mesmo se estão machucadas. Então é preciso verificar as patas do seu cão todos os dias e ver se está tudo certo.

Feridas

Se seu cãozinho machucou as almofadas durante o passeio ou em casa mesmo, cortando-se em um pedaço de vidro ou algum outro objetivo. Se as lesões do seu cãozinho forem simples e até superficiais é possível então trata-las em casa.

patas

Caso tenha sangrado é importante lavar a pata com água morna para limpar a ferida, depois  segurar um pano limpo, de forma firme pressionando gentilmente a ferida para estancar o sangue, assim como em humanos. O mais recomendado é ter um cicatrizante em casa, específico para cães e o passar na ferida.

Tranquilize seu cão com um brinquedo, mas não o deixe sair pulando e correndo. É importante manter a almofadinha ferida parada para que não volte a sangrar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre Escaras de Decúbito e entenda tudo sobre essas feridas

Casos mais sérios

pata de cão

Se o seu cão tem algum objeto preso na ferida, ou se o corte foi muito grande, e se sangrou muito, nesses casos é muito importante procurar ajuda veterinária. Leve seu cão em  um carro, de preferência evitando que a pata ferida seja pressionada (pois se algum objeto ficou preso ele pode entrar mais).

Um veterinário capacitado poderá remover qualquer objeto e cuidar da patinha do seu cão para que ele volte a ficar em forma em pouco tempo e não desenvolva nenhuma infecção ou problema sério.



Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-como-cuidar-das-almofadinhas-do-seu-cao/.