Muitos tutores passam aquela vergonha quando chega uma visita em casa, o cão começa a pular na visita, o peludo fica tão feliz e agitado que pulam na pessoa, alguns fazem xixi e chegam a agarrar a perna da visita, o ápice de uma situação constrangedora. Neste post você vai aprender algumas dicas de como educar seu cão, para que ele se comporte nessas situações.

Mas não é o fim do mundo, respire e fique tranquilo, pois existe solução pra isso, nesse artigo você confere dicas incríveis e práticas de como fazer seu cão receber as visitas de uma forma mais tranquila e sem constrangimentos para você.

cão e tutor

Mantenha a calma

Pode parecer estranho dizer isso quando seu cão começa a pular como louco na visita, o problema é que quanto mais você fica nervoso e agitado mais seu cão também fica agitado, então para seu cão ser um animal tranquilo o primeiro passo é sempre estar tranquilo e passar essa energia calma para o seu cãozinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu comportamento pode influenciar na personalidade do seu cão

Cães que pulam

Muitos cães fazem aquele escanda-lo quando a visita chega, começa a pular e o que acontece é que a visita dá atenção ao peludo, o cãozinho aprendeu desde sempre que quando ele pula as pessoas dão atenção a ele, então esse comportamento vai continuar se repetindo.

cão feliz com dona

A mudança precisa começar em você, pare de olhar para o seu cão quando ele pula, não dê nenhuma atenção, não olhe, não fale, não toque, só de você olhar para dar uma bronca ele já vai se sentir recompensado.

Peça que as visitas também façam isso, não devem olhar, falar ou tocar, por mais que ele seja fofo ou elas tenham sentido saudade do seu cão, explique que o está educando para não pular.

Quando o cão é grande realmente fica mais difícil ignorar, mas é necessário tentar, se você achar necessário pode coloca-lo em um local reservado, deixa-lo por uns 10 minutos e depois deixa-lo voltar.

Filhotes

filhote mordendo

Se você tem um filhote comece a ensinar desde cedo, quanto antes ele desenvolver bons comportamentos e não os indesejados, mais fácil será lidar com ele no futuro quando for adulto.

Castração

A castração canina traz muitos benefícios e mesmo hoje muita gente tem preconceito, a castração traz benefícios comportamentais, reduz os hormônios que deixam o cão enlouquecido em algumas situações e traz uma série de benefícios para a saúde.

cão com veterinários

Para os cães que costumam agarrar a perna das visitas, a castração aliada ao reforço positivo de bons comportamentos pode ajudar muito você, e se esqueça do mito que o cão fica triste após a castração, eles só ficam mais tranquilos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina

Comida

Evite deixar comida acessível ao cão, se você convidou um amigo para um café, evite que ele consiga comer alguma coisa da refeição pois pode fazer mal, também evite que suas visitas deem comida ao cão, isso significa que o cachorrinho vai ficar ainda mais encima da visita pedindo comida.

Cão comendo petisco

Para quem quer evitar ou eliminar esse comportamento dos cães que ficam pedindo comida, é importante se lembrar que os humanos reforçam o comportamento quando dão comida por causa da carinha fofa dele, ou ficam dando atenção enquanto ele pede. É preciso ignorar nessas ocasiões também.

Xixi quando chega visita

Alguns cães ficam tão agitados ou são tão submissos que acabam não contando a bexiga quando a visita chega de tão feliz que ficaram e acabam fazendo xixi, isso na verdade é um sinal bom de que o cão é muito dócil e adora humanos, mas pode ser desconfortável para os tutores.

cão pula no dono

Se isso acontece na sua casa o melhor caminho para evitar essa situação é ajudando seu cão a ficar mais tranquilo, castração, não dar atenção quando ele começa a ficar agitado de mais, ter uma rotina equilibrada com ele e sempre recompensar bons comportamentos como quando ele está calmo são as melhores opções.

Converse com a visita

O ideal é conversar com a visita e pedir que ela colabore não dando comida, e ignorando o cão em determinados momentos como quando ele começa a pular na chegada da visita, explique que você o ignora até ele se acalmar e então o cumprimenta, para ele entender que você não gosta dos pulos.

Ter amigos compreensíveis, que vão te ajudar nessas situações é ótimo, mas se alguém não estiver disposto a ajudar, você pode tirar o cão do local e coloca-lo em um local restrito –pode ser com uso de separador de ambientes- isso vai ajuda-lo a entender que você não quer tal comportamento.

cão beijando o dono

Mas é preciso deixa-lo voltar depois de um tempo, mas sempre repetir essa reação, você vai precisar ter paciência, mas com o tempo ele pode entender o que pode e o que não pode. E seguindo essas dicas ele pode ficar bem mais tranquilo quando uma visita chegar.

Como recompensar?

Para cães que ficam tão agitados quando uma visita chega, um carinho já basta, mas lembre que o carinho deve vir na hora certa e na intensidade certa, um afago quando ele estiver calmo é ótimo, começar a pular e usar muito uma voz fina porque ele está tranquilo vai acabar com a tranquilidade do seu cão e fazer todo seu esforço até o momento se tornar inútil.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-como-educar-seu-cao-para-receber-visitas/.