Muitos tutores não conseguem ensinar o Não ao seu cão. Esse comando é extremamente importante. E é importante se esforçar para conseguir ensinar o Não ao seu cachorro, seja filhote ou adulto.

Por isso nesse artigo você aprende a ensinar esse comando ao seu cão e entende a importância dele. Assim você conseguirá ser um líder muito melhor para o seu cão e mantê-lo ainda mais saudável e claro obediente. Evitando vários problemas e até mesmo acidentes. E assim alcançando melhor qualidade de vida para você e seu cão.

adestrando

Importância do Não

Sabe aquele momento que você fala pro seu cachorro sair do sofá e ele continua lá? Ou aquele momento que ele pega algo que não deve e sai destruindo na sua frente? Ensinar o Não serve para impedir que ele faça essas coisas.

E com o tempo o cachorro aprende que não pode fazer aquilo, e pode até mesmo não fazer enquanto você não está por perto. Cães são travessos e costumam aprontar, mas ensinar o Não pode ajudar bastante.

ensinar o não

Ensinar o Não pode até mesmo evitar que seu cão coma alguma coisa da rua, sem que você tenha que enfiar a mão na boca dele. Ou outros problemas, como ele pular demais nas pessoas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercitar seu cão dentro de casa com dicas fáceis

Diga apenas o Não

Não cometa o erro de dizer o não antes ou após o nome do seu cão. Isso fará seu peludo acreditar que o não faz parte do nome dele e que você só o está chamando. Dizer frases inteiras como “Não suba no sofá” também não é bom.

O ideal é dizer apenas o Não, mesmo que você precisar repetir muitas vezes. E pode acreditar, no início você dirá não muitas vezes. Mas é importante que diga apenas o não, assim o cão entende o significado do não.

cão passeio

Se ele sobe no sofá, você diz “Não” então ele desce e você volta a trata-lo normalmente, então ele entende o significado. Se ele morde seu sapato, você diz “não” ele solta e você volta ao normal, ele vai entender o dignificado.

Vale lembrar que será necessária muita repetição para o cãozinho entender. Mas aos poucos o seu melhor amigo vai entender que o não significa que ele não pode fazer aquilo.

Diga Não na hora certa

Lembre-se que para conseguir ensinar o Não ao seu peludo você precisa usar esse comando na hora certa. Você não pode dizer não a qualquer momento, mesmo que o cão esteja quieto. Ou dizer Não para algo que o cão disse há muito tempo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ensinar seu cão a não subir no sofá 

Assim como a bronca, não vai adiantar se você disser não depois de chegar do trabalho, pq o cão provavelmente nem deve se lembrar da hora que destruiu suas coisas ou fez xixi no lugar errado. É preciso usar o Não na hora exata que o cão está fazendo algo errado.

ensinar o não

Importância do reforço positivo

Ensinar ao seu cão o que você quer, e que ele ganha quando te deixa satisfeito é ótimo para reforçar o não. Assim o cão vai parar com a atitude que tiver ao ouvir o não com muito mais eficácia.  Afinal, ele quer te agradar, e o Não estará sendo associado a sua insatisfação.

Por isso não tente apenas ensinar o Não, mas recompense seu cão sempre que ele fizer algo positivo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como recompensar seu cão da forma correta

Ensinar o Não ao filhote

ensinar o não

Para ensinar o cão ao filhote você deve usar todas as dicas que foram dadas nesse artigo. Elas servem para ensinar o Não a filhotes e a cães adultos.

É normal que os filhotes aprendam mais rápido. Afinal são como um copo vazio que está aprendendo pela primeira vez, enquanto os adultos já possuem alguns hábitos. Não significa que cães adultos não vão aprender. Sempre é necessário persistência.

Fonte Oficial: https://webcachorros.com.br/saiba-como-ensinar-o-nao-ao-seu-cachorro/.