Muita gente acha que se um cão adulto não aprendeu a parar de puxar quando filhote nunca mais vai aprender, então usando a desculpa que o cão puxa muito, que é de porte grande e pesado, ou dizendo que o cão não obedece, muitos donos recorrem a enforcadores ou até param de passear com seus cães.

Nesse artigo você vai entender como ensinar seu cão adulto a passear com tranquilidade usando nossas dicas e entender o que não é recomendado fazer e os motivos, assim os passeios com seu cão vão deixar de ser um transtorno e se tornar o momento divertido e de prazer que você e seu cão merecem.

cão junto

Entenda que não é culpa do cão

Ao invés de arranjar desculpas ou culpar seu cão, entenda que o cão só repete o comportamento que você mesmo involuntariamente recompensou ele e o fez entender que é como ele consegue o que quer.

Sim, você pode ter cometido alguns erros, mas não é hora de se martirizar por isso ou achar que não tem mais jeito. Tem solução sim, mesmo que seu cão seja grande e forte e puxe muito, você pode resolver isso, precisa apenas de umas boas dicas, persistência e paciência.

cão junto

Coleira correta

A coleira faz muita diferença no passeio, recorrer a enforcadores na hora do passeio por achar que vai fazer seu cão parar de puxar é um equívoco. Uma pessoa inexperiente pode pressionar tanto o pescoço do cão que venha a causar problemas na traqueia ou na coluna do cãozinho.

Se o cão se assustar ele também pode recuar e se o enforcador estiver folgado como deve estar ele pode se soltar e se perder de você ou sofrer um acidente, por isso recomendamos o uso de enforcadores apenas por bons profissionais e não por tutores, muito menos os menos experientes.

guia anti-puxão

Recomendamos o peitoral anti-puxão, onde a guia fica presa na frente do cão, assim sempre que ele puxar a colocação da guia acaba o forçando a pender para o lado e evitando que ele consiga continuar puxando.  Esse peitoral também é conhecido como Easy Walk.

Acostumando a guia

Se o seu cão costuma enlouquecer na hora que você coloca a coleira ou a guia nele, é ótimo que você coloque a guia nele e não saia para passear, faça isso algumas vezes na semana, ou até no cotidiano dependendo do tempo que você tem. Coloque e deixe o cão andando com ela pela casa, depois retire e guarde.

guia anti-puxão

Os cães se agitam com a colocação da guia por associar que sempre saem após o dono colocar a guia, fazendo isso é possível que seu cão fique mais tranquilo, mas é preciso persistência, ele não vai se tranquilizar do dia para noite.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância do passeio para os cães

Pare sempre que ele puxar

Quando você vai passear e seu cão começa a puxar é preciso parar, essa técnica aliada ao Easy Walk pode ajudar muito o tutor que tem um cão que puxa, mas é preciso fazer isso sempre.

cão passeando

Sempre que seu cão puxar você deve parar, isso porque quando você anda depois que ele puxa, o cão assimila que consegue o que quer ao te puxar, então ele vai repetir aquele comportamento para conseguir sua recompensa sempre.

Se for necessário se sente, ou faça passeios menores no início e vá aumentando, mas ande apenas enquanto seu cão estiver andando calmamente sem puxar, de preferência ao seu lado. Evitar descidas pode ser uma boa opção para não facilitar que ele puxe. Se necessário peça ajuda de um amigo ou outro membro da família.

Faça passeios diários

No início pode ser mais difícil, mas é importante que você faça passeios diários mesmo enquanto seu cão ainda não aprendeu a passear, isso vai ajuda-lo a se acalmar aos poucos, ao entender que o passeio faz parte da rotina.

cão passeando com a dona

Cães que saem uma vez na semana ou passeiam por pouco tempo naturalmente vão ficar agitados ao sair. Tente levar seu cão para passear todos os dias, e passear em torno de 1 hora. Dependendo é claro das necessidades do seu cão.

Saiba como organizar a rotina do seu cão

Você pode começar com passeios mais nas redondezas de casa para ser mais fácil colocar as técnicas em prática e retornar para casa. Mas lembre-se de passear todos os dias.

Passeio tranquilo

cão e dono passeando

Enquanto seu cão estiver aprendendo a passear entenda que para ele seguir na direção que ele quer é uma recompensa, chegar aos objetivos dele, como uma planta ou poste, é uma recompensa, portanto mude a direção sempre que notar que ele está te forçando a ir onde ele quer.

Quando seu cão começar a seguir na direção que você quer, ficar mais tranquilo e parar de puxar ele vai estar te vendo como líder e respeitando sua liderança. Não é para puxar o cão ou arrastá-lo, com paciência você conseguirá colocar essas dicas em prática até que seu cão comece a respeitar e se tranquilizar durante o passeio.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como otimizar o passeio do seu cão

Recompense corretamente

Recompense seu cão corretamente, você pode usar biscoitos durante o passeio e dar um petisco quando ele estiver tranquilo e caminhando ao seu lado, dar um carinho também é suficiente, e deixa-lo chegar ao matinho que ele tanto queria marcar apenas quando ele estiver tranquilo e obediente também são ótimas recompensas.

Assim o cão entende que consegue o que quer quando estiver tranquilo e começa a repetir esse comportamento sempre que possível.

Paciência

Se você não tiver paciência nada disso dará certo, não adianta fazer essas coisas durante uma semana, não ver resultados e desistir, não existe uma estimativa de quanto tempo irá levar, cada cão aprende em seu tempo e cada cão tem seu nível de teimosia e a bagagem de recompensa errada que recebeu.

É preciso persistir e aplicar essas técnicas pelo resto da vida do seu melhor amigo, mesmo depois dele aprender.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-como-ensinar-seu-cao-adulto-passear/.