Quando ganhamos, compramos ou adotamos um filhote, o primeiro problema que passamos são as mordidas excessivas, os dentes finos e a energia que parece nunca acabar e estar contida nas loucas mordidas dos pequenos.

Nesse artigo você entende mais sobre esse comportamento e o que fazer para fazer seu filhote parar de brincar de morder.

Porque os filhotes mordem tanto?

Essa é a forma dos filhotes de brincarem, eles só tem a boca para descobrir o mundo ao seu redor e sair por aí mordendo tudo, inclusive você, é um ótimo sinal de que ele não é medroso, é curioso e quer aprender sobre o mundo e se divertir.

Quando os cães convivem na ninhada com seus irmãos e sua mãe, eles aprendem que não podem morder tão forte, pois quando apertam mais do que o necessário em uma brincadeira, acaba machucando, o irmãozinho chora e se afasta, e a mãe os separa, acabar com a brincadeira após a mordida forte o faz perceber que não pode morder forte.

Como reagir as mordidas

Ofereça brinquedos ao seu filhote, a melhor forma de se reagir as mordidas é não permitir que ele morda sua mão, sempre que ele começar a morder você é preciso parar a brincadeira e oferecer um brinquedo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 11 coisas que os cães odeiam que os donos façam

Dizer um não quando ele morde a mão e depois oferecer o brinquedo e então fazer um carinho pode deixar claro para o cãozinho o que ele pode ou não morder, ajudando a esclarecer que você não gosta da brincadeira de mordida, mas que o brinquedo pode ser mordido.

filhote mordendo

Filhotes maiores

A tática usada acima é melhor para os filhotes menores que acabaram de chegar em casa, entre os 2 e 4 meses de vida, eles estão mais abertos a aprender o que podem ou não fazer. Mas alguns tutores reclamam que os filhotes maiores de mais ou menos 8 meses e que não foram ensinados com brinquedos, costumam morder mais forte.

Se você não conseguiu ensinar até agora ao cão que ele não deve morder, então com 8 meses ou até um ano o cãozinho quase chegando a fase adolescente, já está mais forte e aprendeu que consegue sua atenção quando morde, isso porque muitos donos dão bronca por morder brincando.

cão mordendo a guia

Nesse caso dos filhotes maiores é preciso maior firmeza, interromper as brincadeiras sempre que ele começar a morder é a melhor saída, você pode ainda usar os brinquedos, mas muitos cães podem ignorar o brinquedo e querer brincar pulando em você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 10 mitos sobre cães considerados violentos

Ser firme e mostrar insatisfação, ignorando e até deixando o ambiente faz o cão entender que morder não dá o resultado que ele quer, que é brincar com você, mas é preciso ser persistente e fazer isso todas as vezes.

Ignorar o cão por alguns minutos, desde que ele não consiga chegar até você pra te morder, nem ficar olhando para ele ou por perto, e depois voltar para brincar de novo com um brinquedo, repetindo a mesma atitude de acabar com a brincadeira quando ele morde você é o melhor a se fazer no caso dos cães maiores.

filhote mordendo

Persistência

Cães não entendem se você explicar verbalizando, eles entendem com a repetição, por isso o sucesso de ensinar o cão a morder apenas o brinquedo e não morder as pessoas vai depender da sua persistência, da rotina que você criou pra ele, da socialização dele com outros cães e pessoas, em resumo, vai depender de você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Por isso tenha bastante paciência e persistência para ensinar seu filhote, ele vai aprender com a repetição e no tempo dele. Não compare seu cão a outros cães, foque em ter a atitude correta sempre e persistir.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-como-fazer-o-filhote-parar-de-morder/.