Assim como no caso dos seres humanos, uma série de complicações que ocorrem na vida dos cachorros pode ser atribuída à virose canina. No entanto, diferentemente das pessoas, os cães podem ser muito mais prejudicados pelo aparecimento desse tipo de problema, que pode evoluir bastante em pouco tempo e, inclusive, levar o animal ao óbito.

Como já diz o nome, a virose canina é causada a partir da contaminação do animal por algum tipo de vírus – adquirido, na maioria das vezes, por meio do contato do cão sadio com as secreções ou excrementos de animais doentes – e, embora haja tratamento e cura para boa parte destas viroses, também há muitas que, sem o tratamento rápido e adequado, podem acabar com a vida do pet.

Para prevenir o seu bichinho de estimação desse tipo de problema, a melhor e mais segura saída é a vacinação – que deve ser administrada ao animal ainda filhote e, até que seja realizada de maneira completa, não garante a imunização completa do cão em frente aos mais diversos vírus. A vacina V10 (ou polivalente) é a mais indicada para garantir a saúde dos cachorros, protegendo-os de um grande grupo de doenças perigosas.

A seguir, confira os principais vírus imunizados nos cães por meio da vacina V10, e não deixe de administrá-la ao seu pet antes de sair com ele de casa, pois esse tipo de situação é um verdadeiro convite às complicações.

saiba mais
Babesiose: conheça a doença do carrapato e saiba evitá-la
Escolha o modelo de coleira ideal para o seu cachorro
Cães: saiba quais são as 10 raças mais dóceis e carinhosas
Hipotireoidismo em cães: saiba identificar e tratar a doença
Conheça as raças de pequeno porte cada vez mais populares
Parvovirose
O contato direto com as fezes de animais doentes é a fonte de contaminação da doença, que pode causar desde vômitos e diarreia com sangue, levando à desidratação e até a morte.

Cinomose
Muito contagiosa, pode ser transmitida até pelo ar e, principalmente, pelo contato com secreções contaminadas, desencadeando desde conjuntivites e problemas gastroentéricos até complicações neurológicas que podem levar o animal ao óbito.

Parainfluenza
Comparada à gripe dos humanos, a gripe canina é causada por este vírus – transmitido pelo contato direto entre um cão sadio e outro contaminado.

Adenovirose tipo II
Também transmitido pelo ar, o adenovírus tipo II causa tosse, secreções nasais e espirros, entre outros sintomas.

Hepatite infecciosa
Transmitida pelo ar, tem a febre, a dor abdominal e a gastroenterite entre os seus principais sintomas.

Fonte: Terra Notícias – Dra. Raquel Madi 

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA