A ansiedade de separação é um tema importante a ser debatido. Por mais que já tenha sido falado, é importante continuar falando sobre como podemos evitar e lidar com esse mal. Para que nossos cães vivam com maior qualidade de vida.

E para que nós tutores de peludinhos, possamos cuidar melhor dos nossos cães e proporcionar vidas mais tranquilas para eles e nós mesmos.

ansiedade de separação

Doença humana

A ansiedade de separação é na verdade uma doença humana, e não exclusivamente dos cães, como muita gente imagina. Os cães realmente sofrem muito por ansiedade de separação, e como nos enxergamos humanos como seres racionais, podemos acreditar que essa doença não nos afeta.

Mas mesmo sendo mais comum em bebês, a ansiedade por separação pode sim atingir pessoas adultas. Muitas pessoas são vistas como pessoas controladoras, ciumentas, mas mesmo os tutores de cães podem se sentir mal em relação ao fato de se separar dos seus cães.

cão com dona na cama

Se você não consegue sair para se divertir por medo de deixar o cão sozinho por algumas horas, se nunca viaja por medo de deixar o cão com outra pessoa. Se você chega a se sentir fisicamente mal por estar longe do seu cão. É importante se desapegar um pouco, pode ser preciso conversar com terapeuta.

Tutores que não conseguem largar seus cães

Não é saudável para o seu cão que você viva agarrado nele, por mais que situações como dormir eventualmente com você, ou brincar juntos aumente o laço de amizade entre você e seu peludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como evitar ou lidar com a ansiedade de separação

É importante estar atento para não exagerar. Algumas pessoas não deixam o cão interagir com outras pessoas, ou até mesmo os levam para todos os lugares, chegando a evitar sair de casa ou ir a lugares que não permitem a entrada de cães.

cão lambendo dono

Nada disso é saudável para você, nem para o seu cão. Por isso é preciso equilíbrio em tudo, seu cão precisa de você, mas também precisa ser socializado com outras pessoas e cães. Assim como você precisa fazer coisas que não incluam seu cão o tempo todo, e sem se sentir mal por isso.

Cães que sofrem com ansiedade de separação

Muitos cães sofrem com ansiedade de separação por conta dos donos, que os criaram colocando-os no colo a todo segundo e não deixando que os cães vissem o mundo sem eles. É preciso estabelecer limites para tudo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre deixar ou não o cão dormir na cama com o dono

Se você tem medo de estar afastado do seu cão, esse medo vai ser refletido no seu cão. Que pode facilmente desenvolver um pânico de estar sozinho, o que não é nada saudável para seu cãozinho.

Como não aumentar a ansiedade do seu cão

É preciso primeiro trabalhar o seu medo de se afastar do seu cão. Mostre para seu cão o quanto é divertido estar com outras pessoas e animais. Leve-o para passear todos os dias, e ao sair deixe que ele tenha coisas com as quais se ocupar.

Brinquedos interativos. Petiscos escondidos. Coisas que ele possa brincar sozinho. Você pode também, deixar um rádio ou televisão ligada para ele não se sentir sozinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que fazer ao adotar um cão de rua

De preferência em um cômodo que ele não possa entrar, mas possa ouvir. Para evitar acidentes como ele pular na TV e derrubar móveis em cima dele. Crie distrações para seu cão. E nunca se despeça dele ou chegue em casa fazendo festa. Ficar sozinho e estar com você devem ser coisas tranquilas.

ansiedade de separação

Saudade X Ansiedade por separação

Muitas pessoas acreditam que o que sentem por seu cão ou o que o cão sente quando está sozinho é apenas saudade. Acontece que ansiedade de separação é muito mais do que apenas saudade.

Tem sintomas físicos, como entrar em pânico por estar longe. Os cães com ansiedade de separação podem entrar em pânico por estar sozinhos, a pessoa pode passar mal, emocional e fisicamente.

Se você percebeu que seu cão tem ansiedade de separação e que você evita estar longe dele por se sentir mal, tente colocar nossas dicas em prática. Se sentir que não consegue sozinho, você pode pedir a ajuda de um adestrador que vai te ensinar como lidar com seu cão, da melhor forma para a saúde dele.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-mais-sobre-ansiedade-de-separacao/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.