Os motivos para os cães comerem grama são muitos e causas bem distintas, mas muitos tutores ficam preocupados com esse comportamento, nesse artigo você entende melhor o que leva os cães a comer grama e aprende o que deve fazer ou como agir nessa situação, que não verdade não é tão preocupante.

grama

Ansiedade

Sim, muitos cães comem grama por ansiedade ou estresse, por estar entediado ele vai lá e come uma graminha que ele achou, passeando mais ou brincando mais com ele o cão pode reduzir esse comportamento por estar menos entediado.

Aproveite para conferir nosso artigo com 10 sinais de estresse canino

Para saber se ele está comendo grama por ansiedade é só observar outros comportamentos, como destruir coisas, puxar demais na hora de passear ou até lamber as patas. Nesse caso melhorar a rotina dele já reduz o comportamento.

grama

Fome ou deficiência na alimentação

Por mais que você alimente seu cão, como já falamos em outros artigos, cães comem sempre que a oportunidade aparece, então ele pode simplesmente ver grama como comida, afinal não é só de carne que os cães se alimentam, e então ele resolve comer a grama.

Se ele sente que seu corpo tem deficiência de algum nutriente ele também pode comer grama na tentativa de suprir essa falta. É um comportamento instintivo, então verifique se a alimentação do seu cão está balanceada e se tem todos os nutrientes que ele precisa.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

cão comendo

Caso tenha dúvidas de como melhorar a alimentação do seu cão ou se quiser verificar se há falta de nutrientes, um bom veterinário pode te ajudar na hora de escolher uma nova ração ou trocar para a alimentação natural caso queira.

Dor de estômago?

Não é comprovado ainda, mas uma crença popular diz que os cães comem grama para tratar dores de estômago, muitos cães vomitam após comer grama, se eles vomitam porque comeram grama por outro motivo ou se comem a grama para vomitar e se livrar de uma dor de estômago, ninguém sabe.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir quando seu cão vomitar

grama

Mas é indicado que se seu cão costuma comer grama e depois vomitar você o leve ao veterinário para averiguar se há algum problema. Manter o check up anual ou semestral do seu cão em dia é uma ótima forma de evitar qualquer surpresa.

Instinto de caça

Estudos afirmam que alguns cães comem grama por instinto de caça de seus ancestrais que comiam grama para sentir o cheiro e gosto da presa que passava pela grama e assim conseguir se preparar melhor para o ataque. Se esse for o motivo do seu cão comer grama então é totalmente instintivo e não tem com o que se preocupar.

grama

Como agir quando seu cão comer grama

O ideal é não deixar seu cão comer o que ele acha pela rua, um matinho que ele comer pode acabar fazendo mal, até porque muitas pessoas colocam veneno para insetos nos arredores de suas casas para evitar infestações e seu cão pode comer algo contaminado, até mesmo por fezes de outros animais.

No geral, se ele come grama às vezes não tem com o que se preocupar, mas se seu cãozinho adora passar tempo no quintal ou no parque comendo grama ou não resiste quando vê um mato durante o passeio, então é melhor leva-lo ao veterinário e verificar se há algum problema.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-por-que-caes-comem-grama/.