Para verificar a frequência cardíaca de seu animal, faça com que ele fique sentado ou deitado em uma posição relaxada e coloque a palma de sua mão sobre o seu lado esquerdo, exatamente atrás do ponto do cotovelo.

Sinta a batida do coração e conte no número de batimentos cardíacos durante 15 segundos. Multiplique esse número por quatro para obter o número de batimentos por minuto. Para garantir a precisão da contagem, repita-a duas ou três vezes e faça uma média para chegar à média normal do seu animal.

Em caso de doença ou machucado, uma taxa mais lenta do que a normal -braquicardia- pode indicar problema cardíaco ou choque. Um coração acelerado também pode indicar choque. Ambos os casos requerem imediato cuidado médico. Obviamente, um coração parado é a emergência mais terrível e exige uma ressuscitação cardiopulmonar imediata.

A Tabela abaixo mostra a média de batimentos por minuto, baseada no peso do seu animal:

Animal                                           Batimento cardíaco normal (por minuto)

Cães pequenos (até 10 kg)                                70-180

Cães médios e grandes (+ de 10kg)              60-140

Gatos                                                                        120-140

Filhotes de cachorros (até 6 semanas)     Até 220

Filhotes de gatos (até 6 semanas)               200-300

Comentários

1. Minha cachorrinha esta com o coração batendomuito forte e rapido pore fiz a contagem e deu 30 (15 segundos) ela é pequena e pesa menos que 10 quilos .. Está normal ?

2. Boa noite Thatiany,

Aparentemente está dentro da normalidade. Porém qualquer alteração que perceber no quadro da sua cachorrinha, leve-a imediatamente ao veterinário.

Att.,
    Marina Magliano

3. Boa noite, estava lendo sobre o BPM e em muitos lugares dizem que cães adultos tem entre 70 a 120 BPM, estaria errado dizer isso?

4. Boa noite,
    Minha gatinha é siames e a 3 ela não se alimenta direito, está retraída e notei que o abdome dela contrai muito rápido e intensamente.
    Tô preocupado. Pode ser algo grave?

5. Boa tarde Aline,

Nossa recomendação é que procure imediatamente um veterinário para analisar a situação de sua gatinha.

6. Boa tarde Michele,

A pressão varia de acordo com a espécie, a idade e a condição física do animal.

7. Bom dia!
    Estou cuidando de um gato do meu vizinho que sofria maus-tratos. Entre mil problemas que ele tem em decorrência disso, notei que ele só tem ficado deitado o dia todo (levanta apenas para comer e ainda assim, poucas vezes), e sempre que levanta parece fazer MUITO esforço. Seu coração está sempre acelerado. Levei em um veterinário assim que o encontrei, que me disse que ele estava mal apenas porque não comia e tinha muitas pulgas e vermes. Já faz um mês que ele está comigo, desde então vem ganhando peso pois estou dando boa ração, suplementando com vitaminas e tratando com remédios, mas seu coração continua muito acelerado. Na última semana notei que ele vem tossindo e está com dificuldade de respirar (fazendo muito barulho, inclusive) e estou muito preocupada pois quero ajudá-lo. Sei que sem examinar é complicado, mas você pode me dar uma luz do que seria? Ele deve ter uns 3/4 anos de idade, chegou na minha casa com menos de dois quios, anêmico. Seu olho esquerdo também apresenta uma coloração estranha (como se fossem vasos sanguíneos dilatados e por isso, vermelho), não sei se isso tem alguma relação. Por favor, me ajudem! Agradeço desde já!

8. Ola! Meu nome é Juliano. Meu principal objetivo é divulgar o HIPERTIREOIDISMO FELINO. Extremamente comum, mas infelizmente raro o conhecimento tanto pelos leigos como eu como tambem pelos veterinarios do país. Meu gato mais velho de treze anos sofreu (e eu muito tambem) por dois anos e meio sem nenhum veterinario solicitar o exame de sangue que detecta a doença. Passei dois anos e meio todos os dias pensando que meu Nenê pudesse morrer a qualquer momento. Levei o Nenê em varios veterinarios e muitos exames e varios diagnosticos que hoje sei que nao faziam o menor sentido. Recorri aos prantos a Sao Francisco de Assis implorando que me ajudasse. Fui atendido no mesmo dia. Fui cumprir a rotina do meu dia normalmente quando derrepente “do nada” resolvo pesquisar no google sobre marcas de racao para gatos idosos. Varios links, fui baixando quando para nossa felecidade um link que salvou o Nenê: Hipertireoidismo felino. Leiam e divulguem. Obrigado pelo espaço. Juliano e Nenê lindo e saudavel novamente.