Sim, os cães também podem sofrer de deficiência de cálcio e esse nutriente é extremamente importante para eles, tanto quanto é para nós. Nesse artigo você entende mais sobre assunto, como essa deficiência pode ser tratada, além de sintomas e outras dúvidas que serão tiradas nesse artigo.

cão doente

Importância do cálcio

O cálcio tem direta ligação a resistência dos ossos, desenvolvimento do cão quando ainda filhote e funcionamento do seu organismo durante toda a vida, por isso é muito importante que os cães não tenham deficiência de cálcio em nenhuma fase da vida.

Quando filhotes o cálcio deve estar sempre na dieta do cão, com o leite de preferência da mãe, no caso de animais que não podem ser amamentados durante os dois primeiros meses de vida, é necessário oferecer a esses filhote um leite feito especialmente para cães.

Sinais da falta de cálcio nos cães

É necessário observar o corpo do cão, se seu cão tem ossos muito finos ou é muito magro mesmo comendo bem, ele pode estar com deficiência de cálcio no organismo e chegar a desenvolver raquitismo.

cão doente

Convulsões e espasmos musculares também podem indicar a falta de cálcio. Arritmias cardíacas, desorientação, cansaço e taquicardias podem indicar uma deficiência de cálcio ainda mais séria.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre suplementos para cães

Se o cão apresenta qualquer um desses sintomas, você deve leva-lo ao veterinário, que vai avaliar o quadro do seu cão por meio de um perfil bioquímico do cãozinho. Ele vai avaliar os níveis hormonais por meio de um teste de hormônio da paratireoide e verificar os níveis de cálcio do seu cão.

Vale lembrar que nenhuma doença deve ser tratada em casa, é preciso levar o cão ao seu veterinário de confiança para diagnosticar a falta de cálcio e ser tratada por um profissional.

cachorro leite

Tratamento para falta de cálcio

Um bom veterinário vai realizar uma suplementação de vitaminas e minerais no cãozinho, com uma terapia intravenosa de cálcio, o veterinário vai examinar o cão e avaliar se é necessário continuar o tratamento e por quanto tempo para evitar uma recaída.

Se o problema foi causado por uma alimentação desequilibrada, ele fará recomendações e vai acompanhar o cão até a total recuperação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como armazenar corretamente a ração do seu cão

Dica

cão comendo

Manter o seu cão saudável é um dos melhores presentes que você pode dar a ele, então tente sempre manter uma alimentação equilibrada com uma boa ração ou acompanhamento veterinário caso deseje oferecer alimentação natural ao cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar seu cão com comida da forma correta

Sempre leve seu cãozinho a consultas regulares, um check up deve ser realizado ao menos uma vez ao ano para verificar se estar tudo certo com o seu cãozinho. Prestar atenção no seu cão e a qualquer um dos sinais também é muito importante, portanto, preze pela saúde dele mantendo uma rotina que seja saudável e que lhe permita observar qualquer alteração, seja no comportamento ou no corpo do cãozinho.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-tudo-sobre-falta-de-calcio-em-caes/.