Intoxicações

Intoxicações são um problema sério e todo cuidado é pouco. Gatos são muito xeretas e podem facilmente descobrir substâncias tóxicas guardadas em armários e também, por terem o instinto da caça, podem comer uma presa que tenha ingerido veneno.

Muitos medicamentos são extremamente perigosos para o gatos, que, por não conseguirem metabolizá-los, começam a manifestar sintomas de intoxicação tão logo ingerem. O paracetamol é um dor remédios mais perigosos para os gatos e seus sintomas devem ser tratados rapidamente para evitar consequências maiores como a morte.

A intoxicação pelo próprio anti pulgas é muito comum. Sempre aplique-o em um local em que o gato não poderá lamber, como a nuca. Portanto, siga corretamente as recomendações do remédio e do seu veterinário. Lembre-se também, que se você tiver mais  de um gato em casa, mantenha-os separados quando fizer esse tipo de aplicação. Afinal, se você coloca a ampola de anti-pulgas na nuca deles, este realmente não conseguirá lamber, mas o outro vai.

A maioria dos gatos adora plantas e devoram a grande maioria delas. Mas atenção! Algumas, são totalmente tóxicas, como a azaleia e o bico-de-papagaio. Se o seu gato é um desses, saiba que algumas lojas específicas oferecem variedades de plantas específicas para  gatos, que eles podem comer a vontade, pois não fará nenhum mal e ainda ajudam no funcionamento do intestino deles.

Um dos principais causadores da morte felina, ainda é, infelizmente o veneno para ratos. Porém, esse veneno também mata os gatinhos. Isso pode acontecer, não somente pela ingestão direta, mas também quando o gato come uma presa envenenada. A maioria desses venenos age pela inibição da capacidade de coagulação do sangue, o que provoca o surgimento de hemorragias em diferentes partes do organismo do animal.

Principais sintomas de intoxicação:

Digestivos: falta de apetite, náusea, hiper-salivação, vômito e diarreia.

Neurológicos: convulsão, come, modificação comportamental, paralisia, perda de equilíbrio e dificuldade de locomoção.

Outros: Hipo ou hipertermia e arritmia.

 

 

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.

DEIXE UMA RESPOSTA