Do absurdo de ter 38 secretarias municipais criadas pelo prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (MDB), pelo menos uma ainda é fantasma: a de Proteção aos Animais. A pasta, que só existe no papel, tem como secretário o vereador Antonio Rubem Medeiros Junior, o Tuninho Medeiros, eleito pelo PDT, em 2016. O cargo pertencia à irmã de Waguinho, Fabiane dos Santos, que, agora, ocupa a Secretaria da Mulher.

No endereço onde a prefeitura alegou que haveria obras para a sede da secretaria funcionar, há, na verdade, uma escola abandonada – (Foto: Daniel Castelo Branco)

Só em julho, foram nomeadas 620 pessoas, conforme o Diário Oficial. O número de secretarias em Belford Roxo é maior, por exemplo, que o da Presidência da República, com 29 ministérios. Ou três vezes maior que a estrutura da Prefeitura do Rio, com 12. Na cidade vizinha, Nova Iguaçu, são 15. Desde quando tomou posse, em 1° de janeiro de 2017, Waguinho loteou o governo com aliados e a família. São vereadores, suplentes, ex-vereadores.

Sem transparência

A Secretaria de Proteção aos Animais foi criada em março de 2017. Procurada pelo DIA, a prefeitura informou que ela funciona, provisoriamente, em um anexo à Secretaria de Meio Ambiente. O DIA esteve no local ontem. Servidores disseram que a pasta não existe na prática.

“A secretária ainda está sendo montada”, disse um funcionário ao repórter. Em nota, a prefeitura ressaltou que a reforma da sede da Secretaria de Proteção aos Animais “está em processo de andamento” na Rua Itatiba, s/n°, no bairro Parque Veneza. No endereço, porém, há uma escola municipal abandonada e nenhum sinal de obra. “A escola foi transferida e não fizeram nada”, explicou um dos moradores da rua.

Questionada sobre as realizações da secretaria durante um ano e quatro meses após a sua criação, a prefeitura disse que os projetos ainda serão implantados. Afirmou que os trabalhos da pasta se resumiram ao resgate de um sagui e seis gambás.

 

 

 

Fonte: O Dia

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/secretaria-de-protecao-aos-animais-de-belford-roxo-rj-so-existe-no-papel/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.