A ilha do Bananal, na qual os tamanduás foram encontrados mortos, é uma das localidades mais afetadas pelas queimadas no Tocantins


Uma queimada tirou a vida de dois tamanduás-bandeira na ilha do Bananal, no Tocantins. Encurralados em meio ao fogo, eles morreram carbonizados.

Foto: Ibama/Divulgação

No local, jacarés também sofrem. A estiagem prolongada faz com que eles tentem sobreviver contando apenas com um lago quase seco.

Esses animais, porém, não são os únicos afetados. Na zona rural de Palmas, uma jiboia foi queimada viva em um incêndio que atingiu uma chácara em Taquaraçu Grande. Os animais sobreviventes são levados para o Centro de Fauna, em Palmas. As informações são do G1.

A ilha do Bananal é uma das localidades mais afetadas pelas queimadas no Tocantins. No estado, 11,5 mil focos de incêndio foram registrados desde o início do ano, sendo 4,5 mil apenas em setembro.

Para combater as chamas, reforços de outros estados e também de fora do Brasil são recebidos pelo governo do Tocantins. Um helicóptero da Marinha, outro da Secretaria de Segurança Pública e três aviões enviados pelo Chile jogam água nas regiões atingidas pelos incêndios florestais. Além disso, 650 profissionais de diversas instituições, que integram a operação Verde Brasil, do Governo Federal, cooperam com os militares para por fim às queimadas.

Foto: Ibama/Divulgação

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2019/10/tamanduas-sao-encontrados-carbonizados-por-conta-de-queimada/#utm_source=rss&utm_medium=rss.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.