A presença de um tucano numa faculdade particular em Palmas está chamando a atenção de professores e alunos. Diariamente, a ave visita o local, passeia pelas salas de aula e aproveita para interagir na lanchonete. O animal vive solto e pode ter aparecido no mês de julho, durante as férias. Agora é o xodó de quem frequenta a unidade.

Captura de vídeo

No vídeo feito por uma professora, o tucano fica nas cadeiras da sala e voa até a mesa. Ele bica o mouse do computador e parece até entender o que a professora diz. Em outro, ele olha os salgados que estão expostos na vitrine da lanchonete.

“Nas férias, ele começou a aparecer e a se aproximar das pessoas. Não é selvagem, é manso. Ele pode ter sido criado solto em alguma fazenda porque tem facilidade de conviver com as pessoas”, disse a professora e médica veterinária, Juliana de Souza.

Ela diz que a ave tem liberdade. Fica nas árvores da região e voa quando quiser para dentro da faculdade. Nas redes sociais, os alunos aproveitam para registrar a presença do “mascote” e admirar a beleza do tucano. Alguns levam frutas e deixam no local para o animal comer.

Captura de vídeo

“O tucano é nativo da região, mas eles são ariscos, nunca são tão mansos. A aproximação dessa forma nunca aconteceu, não é normal. Vale dizer que não temos controle sobre ele. Ele fica livre, solto, voa para onde quer”, argumentou o zootecnista Peter Kirschnik.

Apesar de ser um atrativo, essa aproximação pode ser perigosa. “As pessoas podem dar algum tipo de comida errada, como doces, balas, salgados. O que a gente recomenda é que a alimentação deve ser a mais próxima do que ele come na natureza”, disse.

Fonte: G1

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/08/tucano-universitario-passeia-por-salas-de-aula-e-lanchonete-de-faculdade-em-palmas-to/.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.