Após uma vida inteira em zoológicos, o urso polar, Tngpi esta pronto para desfrutar da vida no santuário | Foto: Yorkshire Wildlife Park

Após uma vida inteira em zoológicos, Tongki esta pronto para desfrutar seus dias no santuário | Foto: Yorkshire Wildlife Park

O único urso polar vivo na Coréia do Sul está sendo realocado, no final deste ano, do Zoológico de Everland, para as instalações de primeira linha do parque Yorkshire Wildlife Park (YWP, na sigla em inglês) em Doncaster, Reino Unido.

Tongki, de 24 anos, será realojado no premiado Project Polar, do YWP, um centro internacional para a conservação e reabilitação de ursos polares em cativeiro e na natureza, o que é essencialmente importante, na medida em que os Ursos Polares estão cada vez mais ameaçados pelo aquecimento global.

A equipe do YWP e veterinários já visitaram Tongki e realizaram exames de saúde para verificar se ele está apto a viajar as 5.500 milhas da Coréia para Yorkshire em novembro deste ano.

“Estamos muito satisfeitos em aceitar Tongki e dar-lhe uma aposentadoria maravilhosa nas reservas de dez acres aqui no YWP”, disse John Minion, CEO do parque, em um comunicado. “Nossa maior prioridade é mantê-lo saudável e feliz. A jornada da Coréia será longa, mas temos planos em andamento para torná-la uma transição tranquila e confortável. ”

Tongki nasceu em um zoológico em Masan, Gyeongsangnam, e foi transportado para a Everland em 1997.

Ao atingir a idade equivalente aos 70-80 anos em humanos, o urso polar aposentado está pronto para desfrutar uma vida confortável ao lado dos residentes atuais do Projeto Polar, Victor, Pixel, Nissan e Nobby, que muitas vezes podem ser vistos caminhando pelo Projeto Polar, que inclui grutas, piscinas e lagos em uma paisagem característica num local especialmente projetado para refletir o habitat da tundra ártica de verão.

Trabalhando em associação com a Yorkshire Wildlife Park Foundation (YWPF, na sigla em inglês), que foi criada em 2013 para ser um catalisador dinâmico para inspirar as pessoas a apoiar a conservação e o bem-estar desses animais, e o Polar Bears International (PBI, na sigla em inglês), a criação do Projeto Polar de Yorkshire Wildlife Park se tornou a bandeira principal da YWPF. Ele combina todos os três objetivos principais, conservação, bem-estar e educação, trabalhando para salvar e melhorar o bem-estar de uma das espécies mais emblemáticas do planeta, o urso polar.

A YWP recebe anualmente 750.000 visitantes que apreciam as reservas espaçosas e as áreas de animais. Além dos ursos polares, a YWP também abriga alguns dos animais mais ameaçados e belos do planeta, incluindo Leopardos de Amur, Tigres de Amur, Lontras Gigantes, Zebras de Grevy e a mais recente aquisição, a rara Okapi.

Desde sua inauguração em 2009, o YWP se tornou o santuário da vida selvagem de crescimento mais rápido e mais inovador do Reino Unido, combinando conservação, bem-estar e educação em um só local.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/ultimo-urso-polar-da-coreia-do-sul-vai-finalmente-viver-em-paz-no-reino-unido/.