Uma vaca passou a noite dentro de uma fossa após uma queda em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. O animal suportou baixas temperaturas e, apesar de não ter se afogado, ficou bastante debilitado. O resgate durou cerca de 1h20.

Bombeiro entra em fossa para resgatar vaca (Foto: Site O Pantaneiro / Luiz Guido)

O acidente aconteceu na noite da última segunda-feira (3) e a vaca só foi retirada do local na manhã da terça-feira (4). “A fossa estava muito cheia e o animal passou muito tempo lá dentro. Ela estava perdendo as forças, fez muito frio essa noite”, explicou ao G1 o sargento da corporação, Edilei Claudio da Silva.

A fossa tem três metros de profundidade e está localizada em uma residência sem cerca no quintal, o que facilitou a entrada do animal. A tampa da fossa era fina e não suportou o peso da vaca.

Para que o resgate fosse possível, um bombeiro teve que entrar na fossa e usar uma corda para amarrar a vaca, que foi retirada do local com a ajuda de uma retroescavadeira da prefeitura, que estava em uma obra próxima.

O prefeito da cidade passava pela região no momento do resgate. “Estava a caminho de uma obra na região do bairro, quando notei a presença de bombeiros, e fui verificar o que era. O animal foi resgatado e levado para um local específico para se recuperar, torci muito para que ela saísse bem”, contou Odilon Ribeiro.

A vaca foi diagnosticada com hipotermia. Ela foi levada para um centro de reabilitação de animais e está recebendo os cuidados necessários.

O tutor da vaca, que ainda não foi localizado, poderá responder pelo crime de abandono de animais.

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/vaca-passa-noite-em-fossa-salva-por-bombeiros/.