O prefeito de Valinhos (SP), Clayton Machado, firmou, no último mês, convênio com a ONG Mata Ciliar para que os animais silvestres em situação de risco encontrados em Valinhos ou resgatados pela Guarda Ambiental sejam encaminhados à entidade para reabilitação e soltura em seu habitat.

Participaram da reunião, o vereador César Rocha, o secretário de Defesa do Cidadão, Thiago Capelatto, a presidente da Comissão de Proteção dos Animais da OAB-Valinhos, Perla Couto de Castro e o presidente da ONG, Jorge Bellix de Campos.

Desde 2014, a Prefeitura mantém lei autorizando o convênio, mas o mesmo nunca foi efetivado. Apesar disso, desde então, já foram resgatados pela organização, cerca de cem animais provenientes do município, tais como: lobo guará, iguana, cachorro do mato, papagaios e onça. “É um avanço muito importante para o município que utiliza políticas públicas eficientes para conciliar progresso e conservação”, elogiou o vereador César Rocha.

Com 30 anos de atuação, a ONG é sediada na Serra do Japi em Jundiaí e mantém parceria com vários municípios da região, entre eles Louveira, Indaiatuba, Bragança, Itatiba e Cabreúva. “Nós mantemos o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres que em 18 anos de atuação resgatou mais de 15 mil indivíduos. Além disso, a nossa equipe dará capacitação aos guardas de Valinhos para saber como devem agir em casos de apreensão ou resgate dos animais”, explicou a veterinária e coordenadora de fauna, Cristina Adania, também presente na reunião na Prefeitura.

Fonte: Mais Expressão

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.